DESABAFO BRASILEIRO

CHEGARAM INESPERADAMENTE, ASSIM SEM AVISAR, DESTOANDO UM POUCO COM SUAS ROUPAS E ARMADURAS, DA BELEZA DO LUGAR. TROUXERAM COISAS NOVAS POR AQUI NUNCA ANTES VISTAS, ENCANTARAM-NOS COM SUAS DIFERENÇAS DE FALA, VESTIMENTAS, ARMAS E PRINCIPALMENTE PELA BRANCURA DE SUAS PELES. FOMOS CORDIAIS, PORQUE NUM PRIMEIRO MOMENTO, NÃO APRESENTARAM AMEAÇA ALGUMA, POIS TAMBÉM SE ENCANTARAM COM NOSSAS MULHERES E COM AS BELEZAS DO LUGAR.

TEMPO PASSOU E PARECE QUE O INTERESSE POR NOSSAS BELEZAS HAVIA DIMINUÍDO, POIS AQUI, VONTADE NÃO TINHAM DE SE FIXAR, VINHAM DE FORMA ESPORÁDICA PEDINDO-NOS AJUDA PARA RETIRAR UMA MADEIRA DE CASCA AVERMELHADA, MUITO ABUNDANTE PELAS BANDAS DE CÁ, ANDÁVAMOS LÉGUAS FLORESTA ADENTRO, PARA RETIRAR TAL MADEIRA E ENCHER SEUS NAVIOS. DIFERENTE DOS PRIMEIRO AQUI CHEGADOS, VINHAM OUTROS DE VÁRIOS LUGARES E COM LÍNGUAS DIFERENTES, MAS, TODOS QUERIAM SEMPRE A MESMA COISA, A MADEIRA AVERMELHADA, EM TROCA DEIXAVAM-NOS SEMPRE ALGUNS PARCOS PRESENTES, QUE PARA ELES ERAM MUITO COMUNS OS TEREM CONSIGO, MAS PARA NOSSA GENTE, AH QUE ENCANTAMENTO CAUSAVA.

ANOS MAIS TARDE, PARECE QUE VOLTARAM NOVAMENTE SEUS OLHARES PARA CÁ E POR ISSO COMEÇARAM A CHEGAR EM NÚMEROS MAIORES, COMEÇARAM A SE FIXAR NO LITORAL, ONDE ERGUIAM MORADIAS MUITO DIFERENTES DAS NOSSAS, SEMPRE QUE SE DEFRONTAVAM COM AQUELES QUE SE DIZIAM CHAMAR FRANCESES, GRANDE CONFUSÃO OCORRIA E NOSSAS ÁGUAS TÃO LÍMPIDAS, FICAVAM AVERMELHADAS, COMO A CASCA DA MADEIRA PELA QUAL TANTO BRIGAVAM. OS PRESENTES CONTINUAVAM OS MESMOS E O INTERESSE DE NOSSA GENTE JÁ NÃO ERA O MESMO, ASSIM COMO NOSSA DISPOSIÇÃO PARA AJUDA-LOS, FOI ENTÃO QUE A COISA MUDOU DE FIGURA, COMEÇARAM A NOS FORÇAR A UM TRABALHO QUE NÃO NOS INTERESSAVA, POIS TÍNHAMOS TUDO, A NATUREZA NOS FORNECIA O ALIMENTO, O FRUTO, OS RIOS, ÁGUA EM ABUNDÂNCIA. COMO NOS RECUSÁVAMOS, PASSARAM A NOS OBRIGAR, INVADIRAM NOSSAS ALDEIAS, MATARAM NOSSAS CRIANÇAS, NOS ESCRAVIZARAM, VESTIRAM-NOS, NOSSOS DEUSES JÁ NÃO TINHAM FORÇA, ENTÃO NOS “CIVILIZARAM”, MAS TODA ESSA MUDANÇA, SE PARA NÓS FOI DIFÍCIL, PARA ELES A COISA TAMBÉM NÃO FOI NADA BOA, PORQUE NOS REBELAMOS, E FIZEMOS DE SUAS VIDAS UMA COMPLICAÇÃO, POIS TAMBÉM ÉRAMOS GUERREIROS VALOROSOS E A ALMA DE SEUS GUERREIROS TAMBÉM VALOROSOS, NOS INTERESSAVAM, POIS SEGUNDO NOSSAS CRENÇAS, NOS FORTIFICARÍAMOS ADQUIRINDO SUAS HABILIDADES. APESAR DA RESISTÊNCIA, ACABAMOS SUBJUGADOS E DURANTE MUITO TEMPO FOMOS ESCRAVOS, SERVINDO A UM DEUS E A UM SENHOR, QUE DESCONHECÍAMOS E QUE PASSAMOS A ODIAR. SÉCULOS DE EXPLORAÇÃO, DE NOSSAS VIDAS E TERRAS E HOJE SOMOS O QUE SOMOS, OU MELHOR, SOMOS AQUILO QUE NÃO CONSEGUIRAM DE TODO NOS FURTAR, SOMOS O FRUTO DE MISTURAS, DE CONSCIÊNCIAS DIFERENCIADAS, DE AMBIÇÕES DESMEDIDAS, DE ORGULHOS EXALTADOS A CUSTA DA LÁGRIMA DE TANTOS OUTROS, ENFIM, SOMOS AQUILO QUE PODEMOS SER.

Tony Monteiro
Enviado por Tony Monteiro em 02/05/2014
Código do texto: T4791902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.