PAISAGEM PAULISTA

Do outro lado

a paisagem verticaliza-se

rasgando o céu

em mil lanças fincadas.

Torna-se rude

planejada,

Retilínea.

Engana os olhos,

ou melhor

educa-os a sempre olhar para um horizonte distante,

onde o ser humano se apequena dentro das toneladas de concreto armado

em um espetáculo aterrador

A civilização expõe os mil nervos de seu corpo titânico.

Avoluma-se

Cosmopolitiza-se

Em seu traçado concreto e planejado.

Está paisagem, porém...

Distoa do conglomerado humano que a habita.

Se as casas de erguem em monumento contra o chão

em fileira uniforme que assombraria qualquer legião romana.

Por outro lado, a gente segue seu rumo em desordenado frenesi de vozes e vontades.

É a vida dizendo que não pode ser murada.

E mais ainda

Se esta paisagem assombra o visitante desatento,

se suas linhas tentam conduzir o olhar aos cumes de uma acrópole contemporânea

na altura do chão

logo ela revela os dedos enrugados de sua obra.

Nas casas apinhadas em morros, derramando-se nestes como entulhos de uma tragédia escondida. Nas não casas que se aglomeram em canais, numa trágica luta de equilíbrio frágil entre ser gente e ser bicho. Nas ainda menos casas que nas calçadas se acumulam, acumulando em si uma massa inominada. E nos corpos sem teto que o não couberam em canto algum.

São Paulo é, antes de tudo, o contraste de uma ideia. É veloz, mas carregado de cansaço. É intenso em suas contradições múltiplas. É cinza, mas tem os muros grafitados. É poesia, mas é também tiro. Ambos tingidos de vermelho.