Gésio Amadeu



Começou artista ainda menino
Em coral de igreja se destacou
Por família libanesa foi criado
Pela TV Tupi foi descoberto

Viu na arte de representar seu destino
Em Beto Rockfeller como ator estreou
Em palcos e telas deixou talento marcado
Foi conhecido pelo sorriso expressivo e aberto

Em Chiquititas com as crianças fez sucesso.
Ator bem avaliado pela critica especializada
Pela arte do profissional negro foi um lutador

Sua atuação em todos os canais de TV teve acesso
Venceu dificuldades na carreira de forma honrada
Não foi mais valorizado devido ao preconceito de cor




Informações Complementares

• Gésio Amadeu não poderia ter começado melhor a carreira de ator. Conheceu o escritor Bráulio Pedroso em 1968, e em 1969 foi escalado para atuar em sua novela, que é um dos maiores fenômenos da história da dramaturgia, Beto Rockfeller. Antes disso, havia cumprido o serviço militar.

• Na Tupi fez ainda Éramos Seis, uma nova versão de O Direito de Nascer e Gaivotas, que chamou atenção na época por interpretar um personagem rico, algo extremamente raro na época em se tratando de um artista negro, infelizmente. “Gaivotas” foi de 1979.

• Na Globo, fez novelas de grande sucesso como ás duas versões de Sinhá Moça, Renascer, Cabocla, A Viagem e tantas outras , boa parte de suas atuações em novelas, foram em obras de Benedito Ruy Barbosa, fez inclusive, Os Imigrantes na Bandeirantes.

• No SBT, fez as novas versões de Os Ossos do Barão, Sangue do Meu Sangue e a versão dos anos 90 de Chiquititas, onde fez o simpático Chef de cozinha Tio Chico.

• Conceituado no teatro fez peças como Eles Não Usam Black – Tie, de GianFracesco Guarnieri , fez também “Boca de Ouro” , “A Falecida” de Nelson Rodrigues e tantas outras .

• No cinema, um dos destaques, foi um documentário chamado “Pitanga”, dirigido por Camila Pitanga, retratando a vida do pai Antônio Pitanga.

• É um artista com uma biografia extensa e não dá para colocar tudo aqui.

• Quis falar sobre este artista, por considera-lo um dos melhores atores brasileiros e acho que merecia mais reconhecimento.

• Gésio Amadeu faleceu em 05 de agosto de 2020, aos 73 anos, devido aos problemas relacionados à Covid 19 e pressão alta.


14/06/1947 + 05/08/2020



















 
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 26/08/2020
Reeditado em 26/08/2020
Código do texto: T7046761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.