O CÁLICE
(Sir Galahad)

SIR GALAHAD   -  (O CÁLICE)  -
(Série "Personagem" n.1)
***

Eu, Galahad, cavaleiro de outras eras,
pelejei por todo o reino em andanças

muitas e tantas,  numa procura santa,
umas puras, outras duras (e intensas).
Trovei amores em certas primaveras...
lutei, marchei, chorei, andei sem meta
Assim... uma dor, uma tristeza imensa

tomou-me... e fiquei quase sem crença.

Peregrinei por muitas e estranhas seitas,

rezei contrito no átrio da velha catedral.

Perplexo, eu bebi fel em cálice de cristal,
pois aflito busquei-te num errado reflexo.
Mas, sem jamais perder minha fé original,
na tarde de bom sol - de vermelho outonal,
um momento lindo...  quase um inverno,
por meu Rei Arthur, venci a dor e o inferno


e afinal te encontrei - meu maravilhoso Graal!


poema de Silvia Regina Costa Lima

23 de junho de 2008



Galahad, Galaaz ou Gwalchavad) é uma personagem lendária das histórias do Ciclo Artuniano. Galahad era um dos Cavaleiros da Távola Redonda do Rei Artur e um dos três que conseguiu alcançar o Santo Graal.  Era o filho ilegítimo de Lancelote do Lago e de Helena de Carbonek

Galahad era considerado o cavaleiro mais puro e, consequentemente o único a poder-se sentar na Cadeira Perigosa da Távola Redonda, um assento que ficava sempre vazio, já que só o escolhido aí se poderia sentar. Pela sua pureza, Galahad é considerado uma encarnação de Jesus na forma de cavaleiro.

Ao chegar à vida adulta, Galahad reune-se ao seu pai, que o arma cavaleiro. É então trazido para a Corte do Rei Artur em Camelot durante o Pentecostes. Sem se aparceber do perigo, Galahad dirige-se para a Távola Redonda e senta-se na cadeira proibida. Este lugar tinha sido sempre mantido vago para a única pessoa que a alcançar o sucesso na demanda do Santo Graal. Qualquer um que aí se sentasse teria morte imediata. Galahad sobrevive. O Rei testa-o então, solicitando-lhe que arrancasse uma espada espetada numa rocha, e ele passa com facilidade. O Rei Artur proclama então Galahad como o melhor cavaleiro do mundo. Ele é convidado a juntar-se à Ordem da Távola Redonda e, depois de uma visão do Graal, lança-se na sua demanda.

O incrível poder e sorte de Galahad na demanda do Graal são sempre atribuídos à sua piedade. De acordo com a lenda, só os cavaleiros puros conseguirão alcançar o Graal.  Sua pureza refere-se à sua castidade. Galahad parece levar uma vida totalmente sem pecado e, como resultado, vive e pensa num nível totalmente à parte dos outros cavaleiro da lenda - Galahad parece quase não-humano.

Ele derrota os cavaleiros rivais aparentemente sem esforço, praticamente não lhes fala e leva os seus companheiros ao Graal com uma determinação inderrotável. Assim, dos três que terminam a demanda ( Boors e Perceval e o próprio Galahad), ele é o único que realmente o alcança.

Quando o faz, Galahad é levado para os Céus, tal como os Patriarcas Bíblicos
Enoque e o profeta Elias, deixando os seus companheiros para trás.

 

(texto da net,  editado e adaptado por Silvia Regina)

 

 

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 24/06/2008
Reeditado em 27/02/2023
Código do texto: T1049622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.