Série Personagem n.19


A DAMA MEDIEVAL


Ah! Cedo para cá eu vim, casada com Artur
e, ainda bem jovem,
fui rainha de Camelot.
Amei os jogos/duelos de cavalaria/as festas
em torno da Távola Redonda. E os torneios,
onde acolhia o laçarote de fita do vencedor,
vinda numa lança espetada - em meu louvor.

Usei lindas roupagens em momentos felizes,
mas sofria em outros bem mais complicados,
e viver durante as guerras era bem arriscado.
Fui a musa/Dama das trovas e de Lancelote
- o mais belo e nobre cavaleiro. Em sua sorte,
ele me protegia da dor. Eu adorei o seu porte,
e também amava o Rei - o meu bom consorte.

Confesso que fui de ambos, nós nos amamos
com doçura, com amizade - e muito encanto.

E não me arrependo. Venci o medo e o pudor,
pois nesta alcova, nós tres nos consagramos:
- Dama/Rei/Cavaleiro. Realizamos um sonho
no mesmo leito -
não me condenem, portanto
!

Este poema de Amor eu, Guinevere, componho.

***
Poema de Silvia Regina Costa Lima
8 de julho de 2008



 
Tela: Queen Guinevere's  de John Collier 1900





DIZ A LENDA...

 

 Guinevere (também conhecida Gwenhwyfar e Ginebra), do gaélico, significa a Fada Branca, era a rainha consorte do Rei Artur nas lendas do Ciclo Artuniano. Era filha do Rei Leodegrance.

O casamento de Arthur com Guinevere firmou a sua corte. Como dote Guinevere recebeu a grandiosa e lendária Tavola Redonda, feita por Merlin, a qual tinha capacidade para sentar 150 cavaleiros e o casal real tornou-se o centro do brilhante circulo dos cavaleiros.

Assim que Arthur subiu ao trono e apesar dos avisos de Merlin que ela um dia o haveria de traír, Arthur escolheu Guinevere para sua mulher. 

 

Afirmam que Morgan le Fay enviou um Cavaleiro para Camelot para assustar Guinevere. Uma das razões foi a velha rivalidade entre elas, ocorrida no início do reinado de Arthur, em que Guinevere expulsou da corte um dos amantes de Morgan. Morgana era  irmã de Artur por parte de mãe,  uma sacerotisa de Avalon, e apaixonada por Lancelot do Lago.  Por outro lado,  ela e Guinevere são duas mulheres o oposto uma da outra, uma maga a outra cristã. Guinevere não conseguiu dar filhos a Artur por causa de Morgause, que em dava poções abortivas.

 

Guinevere é raptada por um dos seus pretendentes, sendo depois salva por outros opositores e por Meliagraunce, e é mais tarde salva por Lancelot. 

 

Guinevere e Sir Lancelot apaixonam-se, ainda que ela também amasse Artur, o rei - e os tres estiveram juntos... Nessa altura, a luta de Lancelot com a sua consciência mantinha-o longe de Camelot. Quando Guinevere e Lancelot decidiram terminar o seu romance, para o bem do reino, Mordred, filho de Arthur e Morgana, encontrou-os no quarto dela, em amorosa despedida. Lancelot fugiu e Mordred forçou Arthur a condenar Guinevere à morte. Lancelot salvou-a, matando acidentalmente Gareth e Gaheris, irmãos de Gawain, tendo começado assim a guerra. Enquanto Arthur estava longe lutando com Lancelot, Mordred declarou o seu pai morto, proclamando-se rei e anunciou o seu casamento com Guinevere. Ela recusou e aprisionou-se na Torre de Londres. Arthur regressou para lutar, uma vez mais, com Mordred, tendo sido atingido mortalmente por uma lança.

 

Guinevere enviou o seu anel a Lancelot, manuscrito medieval

 

Depois da morte de Arthur, Guinevere foi para um convento de freiras em Amesbury, permanecendo lá até à sua morte.

Tem sido discutido que Guinevere é uma figura mística que representa a soberania de Inglaterra.  Assim Guinevere representa não só a Noiva das Flores,  ou a Dama Ferida, que sofre as consequências de atos políticos, defendidos por ignorância e amor no reino de Arthur.

O  seu envolvimento com Lancelote leva à queda do reino e isto é descrito em todas as novelas desta época.

Obs: textos ligados e bastante editados por mim. 

 
SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 24/02/2009
Reeditado em 26/10/2020
Código do texto: T1454979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.