Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

POESIAS OU POEMAS

Existirá alguma diferença entre Poesia ou Poema?

POESIAS OU POEMAS
Marcial Salaverry
 
Poesias... poemas... pouca importância há se existe ou não diferença quanto ao significado entre essas duas palavras, pois ambas representam a entrada, ora para um mundo de sonhos, ora para um mundo real, ora para um mundo de amor, real ou ficcional, ora para melhor olhar a Natureza, ora para protestar contra algo ou alguém...
Poesias... poemas... mexem com o imaginário, despertando sensações que pareciam adormecidas, como  também nos traz lembranças de um amor que ficou no passado. Pode trazer para perto o amor que está distante, diminuindo a tristeza de uma saudade.
Poesias... poemas... torna mais vivo nosso amor, despertando nosso romantismo, assim como  algumas vezes nos faz mergulhar em um clima de sensualidade e erotismo. Por vezes, faz-nos falar mais de amor, de paixão, seja de amores conquistados, ou de amores perdidos. Amores que  são lembrados ou esquecidos, conforme o que representou.
Poesias... poemas... falam da Natureza, transportando-nos para suas belezas, também falam de Deus, despertando-nos para a Fé, e também falam de Paz, abominando a guerra.
Poesias... poemas... falam da beleza de um nascer do sol, e de seu arrebol, falam da beleza de uma noite de luar, falam da beleza que existe na chuva, também da beleza do mar, dos rios, do canto dos pássaros, do desabrochar de uma flor.
Falam, enfim, da vida em todas suas manifestações. Falemos, então de poesias,  de poemas, explicando da melhor maneira, “O Que São Poemas”...
 
O QUE SÃO POEMAS
Marcial Salaverry
 
Poemas são versos que falam de amor,
que cantam da Natureza,
toda sua inexcedível beleza...
Encerram a certeza da verdade,
mostrando do poeta, a sensibilidade...
Poemas que são pétalas de doçura,
refletindo toda a ternura
que o poeta leva n'alma,
que enternece e acalma...
Ensinam a verdade do sentimento,
apagando toda dor ou lamento,
sempre procurando o amor resgatar...
De amar não se pode nunca cansar...
Poemas mostram que a vida
não pode ser perdida...
Mostrando com ternura,
que a vida é feita de ventura...
Poemas mostram a beleza das flores,
de um regato a rumorejar,
das plantas pela manhã a orvalhar...
Enfim... mostram a beleza de amar...

Realmente, para falar de poesias, o melhor é poetar. É ir buscar no fundo da alma o que tem o poeta para transmitir.
Essa a verdadeira definição de poesia. É o espelho da alma do poeta, é onde ele consegue "dizer" o que sente. Sempre será preciso saber ler uma poesia, procurando interpretá-la além daquilo que está escrito. Numa metáfora, num jogo de palavras fica dito aquilo que não está dito. É preciso ir além do texto, procurando captar o que realmente o poeta quis dizer, mas não disse com palavras, deixando implícito o que efetivamente estava a sentir. Se é real aquele texto falando de um amor candente. Se é um amor vivido, ou apenas seu secreto desejo. Se aquela musa especial é alguém de carne e osso que ele ama, ou se é apenas uma figura etérica que ele desejaria encontrar.
E como, em cada cabeça existe uma sentença, um mesmo poeta é "visto" de diversas maneiras por quem o lê. Pode ser, como dizem os portugueses, besta ou bestial, dependendo do enfoque do leitor.
Poeticamente desejo a todos, UM LINDO DIA...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 23/02/2006
Código do texto: T115227
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19867 textos (1963562 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 20:27)
Marcial Salaverry