É PRECISO

Seguir em frente e não deixar que as dores do dia a dia sobrevenham sobre a alma.

Lutar bravamente a cada nascer do sol e colher em seus raios a luminosidade das alegrias e o fulgor dos risos mais expansivos na face daqueles a quem amamos abertamente e dos que amamos veladamente, pois muitas vezes não conseguimos exteriorizar o quanto gostamos de uma pessoa.

Confiar sempre e sempre dispor de uma palavra amiga e de um sincero aperto de mão, de um afetuoso abraço e que os braços e mãos sejam sempre uma ferramenta para erguer um amigo dos vários tropeços que a vida às vezes acomete a quem quer que seja.

Não deixar que palavras de discórdia nos afetem e deixem as pegadas pegajosas do desânimo e da falta de entusiasmo sobrepujar os motivos que nos fazem vencedores.

Saber que não podemos ganhar tudo e sempre, e que tudo que desejamos não acontece de uma só vez, pois se isso acontecesse seria fácil demais.

Saber também que podemos ser machucados a qualquer momento, mas que isso não significa que o mundo vai parar para lamentar junto a nós e, que muito pelo contrário as coisas continuarão a acontecer de qualquer forma.

Saber que muitas vezes perderemos mais de uma vez e que isso faz parte do jogo da vida e que muitas vezes temos que ceder humildemente para que possamos ser exaltados em outras ocasiões.

Cantar mais de uma canção, seja para alegrar o nosso íntimo ou para ninar a alma do próximo que já não sabe mais cantar.

Jejuar um pouco do nosso egoísmo e saber ouvir intermináveis e irremediáveis histórias sem graça que nos são contados por pessoas que estão ao nosso redor e que não tem absolutamente mais ninguém a não ser a nós para falar das suas imensas dores e de suas irrisórias alegrias.

Saber que existe um horizonte azulado e que além dele também existem desertos imensos e no qual muitas vezes nos vemos imersos em conjecturas e reflexões e que isso é necessário para que possamos nos encontrar conosco mesmo em pelo menos alguns instantes.

Saber que muitas pessoas passarão pelas nossas vidas e que muitas permanecerão até o por do sol dos nossos dias e que outras entretanto, mesmo marcando os nossos dias jamais tornaremos a vê-las.

Acreditar mais em nós mesmos e esperar menos dos outros e é preciso saber que muitos outros também não esperam nada de nós.

Saber que muitas vezes pensamos estar fazendo o melhor para a pessoa amada e que não é nada daquilo que ela espera e, que muitas vezes ficará decepcionada mas que não será culpa de nenhuma das partes.

Mudar muitas vezes o nosso caminho para que a rotina não fique entediante, mas que a mudança de rumo pode ser desconcertante e que nossos objetivos podem ficar um pouco mais distantes.

Viver pelo menos uma fantasia e que essa fantasia nos faça bem.

É preciso viver intensamente e saber que muito mais importante que mais um dia em nossas vidas é importantíssimo mais vida em nossos dias.

É preciso acima de tudo saber viver e que o sorriso seja um sol de alegria nos caminhos desta vida.

Guilhermino, São Paulo, 25 de agosto de 2008.

Guilhermino
Enviado por Guilhermino em 04/12/2008
Código do texto: T1318480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.