RAZÃO E EMOÇÃO
 


Como separar a razão da emoção?
Vivemos em constante tensão. Sempre estamos sendo testados no dia a dia, na nossa vida cotidiana. Seja no trabalho, na família ou com as pessoas que convivemos, temos que saber sempre separar a razão da emoção.

Separar a razão da emoção nunca foi fácil e parece que cada dia mais, isso se torna mais complicado. Viver a emoção é sentir a flor da pele toda e qualquer sensação que nos leve a criar asas e voar ao encontro de nossos mais ousados desejos, sejam emocionais ou materiais.

Emoção é sentir-se livre das amarras da vida, viver intensamente cada momento como se fosse o último, porque nada na vida se repete, cada dia é único assim como nós, que somos insubstituíveis, na maneira de viver, pensar e amar.
É sentir o sopro de um vento numa manhã ensolarada, um arrepio de prazer tocar nosso corpo ao sentir um olhar ou um sorriso que nos agrade, é ver a beleza e a pureza de um sorriso de criança.

Emoção é sentir-se vivo a cada novo dia que amanhece trazendo com ele nossas expectativas e sonhos iluminados pelos raios de sol que tocam nossa pele e aquecem nossa alma. É apanhar uma flor, inspirar o perfume que dela emana e sentir-se inebriado com tão pouco, mas de um significado imenso.

Ah! A razão...

Esta é bem mais complicada. Ela quase sempre passa longe da emoção.
A razão nos faz ter bom senso, nos faz pensar antes de agir, nos leva a viver o lado sério da vida.

A razão é nosso elo com a realidade, nossos passos que devem ser corretos, é nossa consciência que grita, mesmo muitas vezes não sendo ouvida.
Viver tendo só o lado da razão é uma vida sem graça, sem paixão, porque a paixão vem junto da emoção. Assim sendo, temos que saber mesclar a razão com a emoção com o mesmo peso e a mesma medida, para que nossa vida seja bela como o céu azul, emocionante como uma noite de lua cheia, brilhante como as estrelas do firmamento e iluminada como um lindo dia de sol.

A razão é solo fértil e produtivo, se bem cultivado germina e dá bons frutos. A emoção é nossa alma que vê a luz no fim do túnel, mesmo que ela esteja apagada. A emoção não desiste nunca e está sempre querendo vencer a razão, porque ela vem do coração e assim sendo ela é dominadora e bela. Sem ela não amamos e não somos amados, porque sem emoção a vida não tem graça, é como ir à praia e não ver o mar!


Neusa Staut

01.09.2010
 
Neusa Staut
Enviado por Neusa Staut em 01/09/2010
Reeditado em 03/09/2010
Código do texto: T2473067
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.