A LINHA DO TUA

De: Silvino Potêncio > A LINHA DO TUA!...

A cada virada da folha do ultimo dia do mês, aqui na página do portal do Ti Casimiro - o maior ponto de apoio de todos os emigrantes ligados através do SPAM (Silvino Potencio Avisa Malta) que todos conhecem por Portugal Club - as mensagens, elas são mostradas à vontade dele (computador).
Assim sendo, por desencaminho de tais artigos de opinião, nós falámos do Home de Santa Comba Dão (tudo de graça, como sempre...) mas o recado não apareceu em público!... também nem era necessário porque ele , o Portugal Club, já é muito conhecido!
Por isso, hoje trazemos-vos a "talho de foice" um velho chavão do linguajar Luz & Tano, que é o ditado de " cada um deve puxar a brasa à sua sardinha" e, como aqui na praia do Zumbi não há sardinhas, nem carapaus de corrida!... embora eu já conheça esta praia há muitos anos, então nós (enquanto emigrantes) decidimos "puxar a brasa às Alheiras de Mirandela"!... e por ideologia alegórica à beleza que é a Linha do Vale do Rio Tua.

Tal como os espectadores teem observado nas transmissões da nossa querida RTPI (Realmente Temos Portugal Incendiado) está em votação a eleição para as SETE MARAVILHAS Lusitanas por cada setor temático; seja no turismo, seja na cultura, na arquitetura, no paisagismo, deste "xuxialismo" em forma de anarquismos Transmontanos... e outras coisas terminadas em ismo como o de altruismo...e, por isso, a Malta lá das Berças de Mirandela, eles me mandaram aqui botar a boca no trombone!...
- Vamos todos votar na LINHA DO TUA antes que acabem com ela!
- Quem nunca andou na LINHA DO TUA, nem imagina o que é, aliás o que era a primeira viagem de "camboio" dos Emigrantes daquela região que emigravam para terras do Ultramar, para o Brasil... para a América... para o Canadá... os Emigrantes de hoje não se lembram mais disso!, mas nós não podemos deixar esquecer as lembranças que ainda nos restam!

Deixo-vos aqui parte de uma mensagem recebida do Meu Amigo e Conterrâneo de Mirandela o  Dr Jorge Lage - Co-Autor do Livro "O Mirandelês"... de quem faço minhas as suas palavras: .
----- início de citação:
Olá!
Em jovem muitos conheciam-me sempre pelo nome da minha terra «MIRANDELA» e é isso que eu digo sempre quando me perguntam de onde sou.
Depois, há 50 ou 40 anos, para sair de Mirandela era pela «mítica linha do Tua», entre fraguedos, o rio a cantarolar nas fragas e nos rápidos e o combóio a assobiar e a ir buscar força ao «fundo da alma» para transpor pontes, ravinas e túneis até aparecer a «chaminé da União». A linha do Tua é um dos mais belos «poemas» da engenharia portuguesa oitocentista, que não merece ser assassinado.
Por isso, com emoção e uma alma húmida vos peço que voteis, se concordareis comigo, nesta maravilha de Portugal, como a mensagem abaixo do Município de Mirandela sugere e a que me associo. - Só assim poderemos evitar a sua criminosa destruição por um prato de lentilhas.
Agradeço que passem esta mensagem aos amigos/as.
Oxalá que amanhã possa verter uma lágrima de gratidão por vós e por esta maravilha.
Muito grato.
Jorge Lage
------ fim de citação!

Os interessados e, ...eu repito!... não precisam ser só Transmontanos, ou Portugueses, mesmo que não gostem de Alheiras, eles podem votar (um voto por cada computador) mas temos que andar rápido!
A Votação para as 7 Ex-Maravilhas Naturais está em aberto até ao próximo dia 7 de Setembro!
- Vamos continuar a chamar a atenção para a Causa do Tua!
- Vote "Linha do Tua" em
http://7exmaravilhas.net/

Esta votação já passou e os interesses do capitalismo selvagem tão pouco analizou a recomendação da UNESCO para este Património Natural da Humanidade, contudo, desistir!... NUNCA.
Por isso aqui deixo o meu Soneto: 


>>> Soneto ao Vale do Rio Tua!
 
Cantando escreverei por toda a parte,
Para que os “vendilhões” do templo aqui esculpido,
Nunca apaguem da memória esta Obra d’Arte,
Nem um passado de um tesouro aqui escondido!
 
Oh Rio Tua que já me levas nas tuas águas...
As lágrimas dessa Moira encantada em Mirandela,
Deixa-me ir contigo,  e  te darei as minhas mágoas,
Mas deixa-me as tuas veredas aqui tão belas!
 
No teu leito de saudade afundado eu fico triste,
E lentamente eu já te vejo ao longe e tão distante...
Já sinto tanta dor da lembrança porque partiste!
 
Junto comigo  quando era então apenas um Infante,
- Fui em busca da fortuna e da bem-aventurança,
Me perdi mundo afora, desde o tempo de criança!   
 
(in: POESIAS SOLTAS)
Publicado em:
www.silvinopotencio.net

Desde já um abraço a todos, e fiquem com Deus!...
Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas de Mirandela
http://osgambuzinos.blog.com
http://zebico.blog.com
 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 02/09/2010
Reeditado em 02/06/2015
Código do texto: T2474476
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.