A VIDA SERIA UMA ESCOLA E O MUNDO  PROFESSOR  (?!) ...


No texto anterior: O MUNDO SERIA PROFESSOR (?!) – 2 ... o qual transcrevo abaixo, antes de continuar a questão, digo:

Lembro que, quando fui criança (faz um tempão), lá no sítio em Salgueiro–PE, (no Sertão Central), os mais idosos (com maturidade) diziam que avida seria uma escola e o mundo o professor...

Entendo que isso tem um fundo de verdade, mas se faz necessário entender que não ensinam de forma sistematizada, nem dirigida.... Por isso, temos a realidade que temos onde muita gente prefere esse tipo de ensino ou se submete a ele...

Pessoas acham que a realidade seria ruim porque não depende do ser humano, acontece (por acaso?)... MAS, em meu achômetro, o ser humano contribui para que que as realidade seja ruim... E não me venha com churumelas ou justificativas...

Entendo que, aparentemente, a realidade acontece (e, pronto)... MAS, aparentemente, uma ponta de cigarro (um filtro), uma tampa de refrigerantes, um papel de balas, não teria nada a ver com uma inundação (em consequência de um temporal), mas, tem sim... Imagine que pessoas passem o tempo sem chuvas jogando junto com lixo, pequenos objetos nos bueiros onde a água da chuva irá passar (e são essas pequenas coisas que começam a entulhar os esgotos da cidade...

ASSIM, a realidade será fruto da ação do ser humano... É claro que DEUS é soberano e pode todas as coisas, mas pense se a realidade seria ruim porque não teríamos uma espécie de mordomo a remover pedras do caminho que o ser humano (em sua insensatez) vai deixando...

NÃO FOSSE A MISERIICÓRDIA DE DEUS, A MUITO JÁ TERÍAMOS PERECIDO...


Quero esclarecer que o motivo principal do assunto, tem a ver com a ideia do ser humano na sociedade contemporânea, achar que não precisa fazer nada que não tenha a ver com seus interesses... O melhor exemplo disso, é que conforme um livrete que estava lendo, nos states existe até uma lei que garante a pessoa (o direito) de não envolver–se em problemas alheios... Ou seja: Um marginal pode assaltar e matar alguém diante de mim e tenho o direito de não intervir em defesa da vítima... Entretanto, a realidade demonstra que os EUA não seriam o melhor modelo para formar verdadeiros cidadãos...


PENSE BEM:

PRIMEIRO: A realidade acontece (e, pronto)...

SEGUNDO: Aparentemente, uma ponta de cigarro (um filtro), uma tampa de refrigerantes, um papel de balas, não teria nada a ver com uma inundação (em consequência de um temporal), mas, tem sim... Imagine que pessoas passem o tempo sem chuvas jogando junto com lixo, pequenos objetos nos bueiros onde a água da chuva irá passar (e são essas pequenas coisas que começam a entulhar os esgotos da cidade... Entendo que, aparentemente, a realidade acontece (e, pronto)... MAS, aparentemente, uma ponta de cigarro (um filtro), uma tampa de refrigerantes, um papel de balas, não teria nada a ver com uma inundação (em consequência de um temporal), mas, tem sim... Imagine que pessoas passem o tempo sem chuvas jogando junto com lixo, pequenos objetos nos bueiros onde a água da chuva irá passar (e são essas pequenas coisas que começam a entulhar os esgotos da cidade...

TERCEIRO: A realidade será fruto da ação do ser humano... É claro que DEUS é soberano e pode todas as coisas, mas pense se a realidade seria ruim porque não teríamos uma espécie de mordomo a remover pedras do caminho que o ser humano (em sua insensatez) vai deixando...


Continuando a questão, A VIDA É UMA ESCOLA E O MUNDO O PROFESSOR???


A resposta é relativa porque depende do que a pessoa entenda por escola e professor... Conforme o primeiro texto da séria O MUNDO SERIA PROFESSOR (?!):


Entendo que isso tem um fundo de verdade, mas se faz necessário entender que não ensinam de forma sistematizada, nem dirigida.... Por isso, temos a realidade que temos onde muita gente prefere esse tipo de ensino ou se submete a ele...


Em meu achômetro, sendo o ensino (através da escola) de forma sistematizada e dirigida, através do professor, implica maior compromisso da quem ensina e de quem aprende... Diferente do sistemas em vigência que subtende determinismos do acaso, considerando as condições sociais do aluno... Por outro lado, haverá a interação discente–docente–discente, que, nas séries iniciais contribuirá pra maturidade do educando...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 01/03/2013
Código do texto: T4166345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.