Diálogo (político) sobre o Haiti

Enviada: Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010 21:17

Assunto: O que você não sabe acerca do Haiti: Descobriram Petróleo!...

Ei Nainalva,

Este texto também não é bom???

(...)

É! Antes tarde do que nunca!

Estava eu a procurar uma lista dos governadores do período republicano brasileiro que o Palácio Rio Branco de Salvador enviara para mim... A República, que não é a de Platão, muito menos a de Weimar, mas, é mesma que os historiadores positivistas insistem chamar de velha!

E olha o que eu encontro?! Um, de tantos e-mails que você me enviara antes das brigas apoteóticas que tivemos! Mas, o que me fez querer responder este e-mail depois de três anos? E da "ojeriza" que tenho de ti? Eu lhe digo: foi a ênfase das três interrogações, a intensidade das interrogações, me convidam a respondê-lo.

Repare:

Você deve saber, que antes do Haiti, se tornar o Haiti "independente", a colônia foi inicialmente dominada pelos espanhóis e nominada Hispaniola. Em 1697 foi dividida com a França, depois tornou-se totalmente colônia francesa, e vale ressaltar, que não foi uma colônia tipo Channel nº 5, mas sim, uma colônia de exploração, que faz parte da atual Ilha de São Domingos.

Interessante notar que a mesma França que colonizou o Haiti, passaria pela Revolução Burguesa, a célebre e clichê Revolução Francesa, que vai de 1789-1799, que todos conhecem, que todos acham que foi a primeira, e que todos vangloriam-se! Só por causa da declaração universal dos direitos do homem cis e do cidadão branco europeu. Só para ser um pouco factoide, os positivistas que me perdoem, mas se não fosse Christopher Hill, eu jamais saberia!

Então, a Ilha de São Domingos, foi colônia da França numa época em que se pregava o lema mais hipócrita da história da Europa: Liberté, Egalité, Fraternité! Para quem cara pálida? Eu lhe pergunto! Foi para Burguesia?! Só não foi para São Domingos! Porque não foi?

Por que a Convenção que foi constituída em Paris em 1791(no período da Monarquia Constitucional francesa), dois anos depois do início da célebre Revolução, proclamou a libertação dos escravos nas colônias francesas. Mas, será que essa Convenção foi colocada em prática?

Enquanto a guilhotina reinava em Paris por decepar as cabeças dos monarquistas (Luís XVI e Maria Antonieta) e dos burgueses (jacobinos e girondinos, Danton, e o próprio Robespierre que o digam), na Ilha de São Domingos, os negros escravizados vindos do continente africano uniram-se contra os franceses e continuaram a lutar para que essa Convenção fosse realmente cumprida. Aí tu já sabe, a Revolução haitiana (1791-1804) instaura-se na Ilha de São Domingos! Porém, para piorar a situação dos revolucionários negros, quando o período da Restauração Monárquica Bonapartista (Napoleão I: 1799-1804 consulado, 1804-1815 império e governo dos cem dias) chega, a Convenção fica mais difícil de ser cumprida, o porquê você já deve imaginar? Não é?

Não posso deixar de mandar um salve pro 18 de Brumário de Marx! Entre outros assuntos, fala de golpes de estado e da herança Bonapartista, que foi ironicamente representada na figura de Carlos Luis Napoleão Bonaparte, o mais conhecido como Napoleão III (1852-1871, 2º golpe do 18 de Brumário) que foi imperador a semelhança de seu tio Napoleão I(1799-1814, 1º golpe do 18 de Brumário), por isso, para Marx, a "História se repete, primeiro com tragédia, depois como farsa".

Você deve saber que a Ilha de São Domingos foi a primeira e única colônia a fazer uma REVOLUÇÃO NEGRA ESCRAVA que se teve "sucesso" no mundo! Ou que historiadores da escravidão saibam e tenham notícia! É! Meu Ex-professor brilhante e Pós-Doutor João José Reis, que revolucionou a historiografia da escravidão - no Brasil e quiçá do mundo - que me perdoe, mas, nem os Malês conseguiram tal façanha!

Eureca! Tive uma epifania!

Como se não bastasse, além de Revolucionários Negros, a colônia foi uma grande exemplo de produtividade:

1. Nos sistemas de irrigação;

2. Produção de anil, cacau, algodão e outros gêneros;

3. Gigantesca produção de açúcar (Isso lhe rendeu o apelido de "Pérola das Antilhas);

4. Pioneiros na Produção de Café (Hiii! Será que desbanca o Brasil?);

5. A colônia se torna uma das grandes responsáveis pelo aumento significativo de tráfico de escravos no século XVIII.

Mas, depois de tanto nhenhenhem, hoje, sabe-se que Haiti ainda continua sendo o país mais pobre do hemisfério ocidental - entre outras causas - a indenização que o país teve que pagar para se tornar "independente" da França o levou bancarrota!

Você pode me dizer, como ficou o Haiti depois da "independência" de 1804? Pulando a história de Dessalines... Parece que se inicia uma invasão norte-americana na ilha, o que não é novidade!

Vimos em seguida, corrupção, fome, golpes de estado, miséria, massacre, intervenções militares de estrangeiros, conflitos internos, hegemonia francesa e mais tarde a norte-americana e a não participação do Haiti no cenário das relações econômicas internacionais. Não sei se foi nessa ordem, no entanto, este remake já foi visto em toda América Latina, pela direta,extrema-direita, esquerda, centro-esquerda e esquerdalha!

Os EUA já estavam com "olhos altaneiros" no Haiti desde o inicio do século XX. E desde 1915 e 1936 e mais tarde na década de 1990, até hoje, mais de vinte anos após o fim da guerra fria, ainda mantém naquele lastimoso país uma das embaixadas maiores do mundo (a terceira, depois do México e do Iraque) e com sua politica imperialista - como fase superior do capitalismo - eles querem dominar o mundo, meu caro! Quanto mais a América Central! E ainda mais, onde possui petróleo! Então, não me pergunte que razões tinham os EUA de ocupar militarmente o Haiti depois do terremoto!

Você me perguntou isso?

Deve ter sido para dar ajuda humanitária! Ou terá sido por razões de "segurança nacional"?, afinal de contas, a imigração haitiana é vista pelos norte-americanos com um problema! Num sei, do jeito que os EUA se apoderaram do Haiti, pensei até que o país fazia parte do território norte-americano! Lembrem aí qual foi o motivo da invasão ao Iraque 2003!

Os EUA aproveitaram a oportunidade, pois já sabiam com antecedência das reservas de petróleo e do terremoto que aconteceria no Haiti, aliás, eles provocaram o próprio terremoto por sacudir as placas tectônicas! Mas, isso você também já sabia!

Afinal de contas, pra que serve a NATO, NASA, ONU, CIA, FBI, ALCA, NAFTA, OEA, AIEA, UNESCO, INTERPOL, OTAN, PIG, SWAT, NASDAQ, ONGs, SETOR 7, BOMBA ATÔMICA, BOMBA H, SATÉLITE ESPIÃO, COMSAT, ÁREA 51, Bolsa

de valores, guerras, redes sociais e caixinha de fósforo?! Parece insano, mas depois do Fahrenheit 11 de Setembro, tudo é possível!

Referências:

GORENDER, Jacob. O épico e o trágico na história do Haiti. In: http://

www.scielo.br/pdf/ea/v18n50/a25v1850.pdf

JAMES, C.L.R. Os jacobinos negros: Toussaint L´Ouverture e a revolução de Santo Domingos. São Paulo: Boitempo. Editorial, 2000.

NEIBURG, Frederico: O Haiti antes e depois do terremoto. O Globo, 24 janeiro 2010, p. 34.

VIEIRA, Jofre Teófilo e ASSUNÇÃO, Victor Fialho de. Acrise no Haiti pós-independência, de 1804-1915. IN: Ameríndia. Vol 2/2006. Disponível em: http://www.amerindia.ufc.br