Memórias de minha irmã Elma
Depois do Rivotril

Não sei como, mas minha mãe colocou-me numa das naus de Cabral e foi assim que cheguei ao Brasil. Na primeira missa em terra firme fui coroinha porque ainda vestia roupa de menino, me candidatei para o cargo. 
Cresci no meio dos índios já vestida de menina como as indiazinhas sem roupinha. Aprendi a falar Tupi-guarani, tupã-guaraná.......Num dos meus passeios no Serro, ao visitar minha prima Shirley Martins Nunes
, conheci Xica da Silva com quem mantenho até hoje uma amizade pelo facezumbi. Corria pelo canavial na baixada Fluminense fugindo dos moleques que que queriam passar açúcar em mim. 
Me mudei para Ouro Preto, conheci Tiradentes e aproveitei e fiz meus implantes tudo de ouro com detalhes em diamantes que roubei quando estive na casa de Xica. Virgemãe santíssima, como chorei a morte do Tira,( era assim que eu o chamava). Consegui uma viagem de trem e fui até o Rio de Janeiro visitá-lo. Foi lá que ele me entregou um pano amarelado com um triângulo no meio( deixa de ser maldoso(a) ) e ele me disse: sei que vou morrer, e quando isto acontecer, pegue meu sangue e pinte este triângulo verde com ele. Escreva alguma coisa, pra não pensarem que foi a mesma pessoa que fez a bandeira do Japão. Êta cara preguiçoso.disse ele. Então eu escrevi LIBERTAS QUE SERA TAMEM. Acho foi mais ou menos assim que escrevi e que significa: LIBERDADE, ONDE ESTÁ VOCÊ? 
Entrei em depressão, um buraco muito fundo que tem aqui nas Minas Gerais. Tive Síndrome do Pinico (é isto mesmo, você não leu errado) pois tive uma baita diarreia. Nesta época vários parentes e amigos deram-me apoio,entre eles, minhas irmãs,pois fui adotada por um casal de português Joaquim e Manuel. Já estava legalizado o casamento gay na colônia.Minhas irmãs e irmãos: Edir Carvalho MouraElia Carvalho Mura Pizano CostaLuiz Fernando Carvalho Moura, Deborah, Vanusa MouraMazinho CM amigo e da mesma patente de Tiradentes. Amigos que nunca esqueci vieram em meu socorro: Edna PiresIracema Abreu,Laurenço Ramos Pacó, e os primos e primas que amo muito: Mara Regina Martins CarvalhoSandra ReisNamir GuersonJose Teixeira,Marcelo Fanni (este então, fazia os pratos mais saborosos pare ver se eu engordava) Estava pesando 30 k. 
Só melhorei mesmo quando fui convidada para recepcionar( ou decepcionar) a chegada de Dom João VI, vestida de bailarina ao som de uma música de uma tal de Anita( acho que era da Ana Clara Moura). Não me dei muito bem com o príncipe regente, pois ele chamou para seu ministério uns parentes meus sem nenhum princípio de nobreza.Jael Valverde para a pasta de assuntos aleatórios, Gislaine Pimenta para cuidar do mensalão, e vejam que ela se esmerou: mandou o Delúbio cuidar das finanças.
Com a partida de Dom João, aquele ladrão, la se foi todo o dinheiro do erário brasileiro.
Em 1888 (?) a princesa Isabel pediu -me uma pena para assinar uma lei. Lá fui eu atrás de uma galinha, mas não consegui pegar nenhuma.Mas achei a galinha dos ovos de ouro e dela e da pena que lhe ranquei que surgiu o nome da Lei Aurea. 
No ano seguinte, o golpe da República que só foi oficializado com o plebiscito de 1993. Fui amante de Getúlio vargas a quem ele chamava de "minha pombinha". Ainda hoje recebo a pensão por ocasião de sua morte suicídica. Amiga de Jk, ajudei a construir Brasília e nem sei como fiz isto pois não entendo nada de carro nem sou engenheira. Mas meu primo Carlos Guerson ajudou-me e muito. Jânio Quadros, e haja quadros: Monalisa, mona áspera. O cara tinha quadro pra danar. Saudades do Jango e do filme em que ele atuou> Django. 
Brasil da escuridão, Período fúnebre da nossa História. Não vou falar dele. 29 anos de estupidez . Gosto das Diretas Já pra cá. Cada um fez seu pedacinho bom e ruim .Mas o Collor não entra nesta. Foi burrice pura, ainda bem que não votei na peste. 
Não vou terminar este texto falando em política nem partido. Primeiro porque não entendo nada de política e segundo porque ainda recebo meu mensalão.
 
Texto de Elma, Foto: Nossos Bisavós Giuseppe Mura e Virgínia Pisano
Vó Didi e Elma Carvalho Moura
Enviado por Vó Didi em 18/02/2014
Código do texto: T4696732
Classificação de conteúdo: seguro