Mãe, minha rosa mais querida
 
Houve um dia de minha vida em que eu tive que ser, sozinho, mais forte e mais veloz que os outros. 

Naquele dia, eu venci a maratona, foi a primeira grande corrida da minha vida.

Lembro-me que, aquele foi o único dia em que você ficou neutra, eu entendi que naquele momento, qualquer espermatozóide que vencesse aquela maratona, seria muito amado por você.

 

Eu venci, Mãe, mas por incrível que pareça, depois daquela vitória eu me tornei totalmente dependente de você.
 
Você me acolheu no mais profundo do seu ser e com que carinho e ternura você me aninhou. Lá, eu vivi, por nove, longos, meses, vi e sentir tudo o que foi possível sentir noutro ser humano.

Lembro-me, Minha Querida, que enquanto eu crescia, seus órgãos eram empurrados para traz e quantas vezes ouvi sua respiração entrecortada, eu pesava dentro de você.

 
E quando eu ia aos poucos mudando de posição e com isto chutava a sua barriga, sentia você passar as mãos sobre mim com uma ternura tão grande, com um amor tão grande, amor que só pode ser comparado às fragrâncias das flores e das rosas, ao brilho de milhões de estrelas, a grandeza do sol no pôr e no nascer e a elegância do luar nas noites de primavera.
 
Amor que é tão valioso qual brilho dos diamantes que no seio das montanhas se escondem.
 
Ah, minha Mãe maravilhosa, no dia que me preparei para nascer, pensei que viveria sozinho neste mundo, porque a dor que te cortava as entranhas era tão lancinante que eu podia ouvir seus gemidos, sua respiração acelerada, podia sentir as lágrimas de dor que rolavam por sua face.
 
Mas qual surpresa e serenidade eu senti ao ser envolvido por teus braços e, mesmo cansada e esgotada me colocaste no teu seio, ah ninho suave e aconchegante que só se compara ao gozo esplêndido da terra seca no deserto quando recebe as gotas de orvalho trazidas pela aurora.
 
Lembro-me que comecei a dar os primeiros passos, me sentia muito indeciso, mas ao ver tuas mãos estendidas a tocar e segurar firmemente as minha, eu sentia que podia tudo.
 
Ah! Mulher da Minha Vida! Ainda hoje me lembro da paz que me envolvia, quando eu, já dormindo, sentia em minha face um beijo tão doce e a sua voz terna me dizendo baixinho, boa noite meu filho, durma bem, tenha bons sonhos!
 
E quando eu cresci, Mãe, você esteve sempre ao meu lado, me conduzindo, me orientando, me guiando, sendo o meu norte.
 
Lembro que, muitas vezes, cheguei mesmo a me irritar achando que já era grande e que não precisava de tantos cuidados. Como eu estava enganado, sabe por quê, Mãe? Porque quando eu me decepcionava, ficava triste, quebrava a cara era, sempre, você quem com toda suavidade e sabedoria estava, sempre, presente.

Quando eu me apaixonei e perdi meu primeiro amor, foi no teu colo que encontrei amparo para minha decepção.

 
Ainda hoje Mãe, já com os cabelos grisalhos, você ainda é aquela rosa que me perfuma a alma mesmo quando estou longe de você.

Minha Mãe, sempre serás na minha vida, a minha rosa mais querida.