" A IRONIA CONFLITUOSA EM MACHADO DE ASSIS "

Uma das características literárias em Machado de Assis é a apropriação do conteúdo presente nos arquétipos dos personagens que povoam os mitos e lendas presentes no imaginário universal.

Com este recurso Machado provoca dúvidas, estimula os sentimentos mais íntimos, sem apontar soluções para as questões de ordem moral. Utiliza-se de um sarcasmo inteligente, lançando mão de uma ironia sutil e divertida.

O melhor de sua produção literária tem sido apontada pela "trilogia"

naturalista: "Memórias póstumas de Braz Cubas" (1881), "Quincas Borba"

(1891) e "Dom Casmurro" (1899).

Em "Memórias póstumas de Braz Cubas" apropria-se da alegoria bíblica de Esaú e Jacó, com os personagens Pedro e Paulo, ou mais

simbolicamente a opção política entre monarquia e república. Lembra

a parábola dos irmãos gêmeos e o conflito havido pelo direito de sucessão sobre as doze tribos de Israel em que Esau trocou o seu direito por um prato de guisado vermelho de lentilhas.

Em "Quincas Borba" faz uma paródia do cientificismo vigente no final do século XIX e o positivismo de Augusto Conte. Rubião se apaixona pelas idéias do filósofo Quincas Borba e com a morte deste, obtém o direito a sua fortuna, com a obrigação de cuidar de seu cachorro com o

mesmo nome do dono.Com a decadência mental de Rubião e conflitos com Sofia, esposa de Quincas, a trama se desenrola num clima de folhetim que culmina numa parábola contada anteriormente por Quincas Borba em que ocorre um conflito pela posse de terras onde se conclui: "_Ao vencedor as batatas"

Em "Dom Casmurro" surge o conflituoso Bentinho, dividido entre

Capitu sua esposa e o amigo Escobar. Não fica claro no decorrer do Romance se Capitu traiu Bentinho, nem se realmente ocorreu relação homossexual entre os amigos. Teses e discussões têm sido levantadas

sobre as mais curiosas hipóteses em torno destes relacionamentos,

lançando-se como argumentos teorias freudianas a esse respeito.

Já em "Memorial de Aires" (1908) Machado de Assis utiliza tema bibliográfico em que Aires se apresenta como embaixador.