UM PACATO JOVEM LOBO DO CARISMA

(...)

Ser sábio não significa ter apenas o pleno domínio sobre disciplinas como matemática, história, geografia, português, química, física, biologia e demais ciências autônomas a exemplo do Direito, da Medicina, da Economia ou de outras quaisquer; mas, sim, ser honesto, digno, verdadeiro, carismático, simples, humilde, solidário, educado, poeta e religioso, atingindo, como ser humano, o clímax do desenvolvimento da racionalidade crítico-criadora, porque o homem é o único animal dotado de capacidade. Essas qualidades eram inerentes à personalidade do filho do sertão.

Tanto lutou face aos obstáculos diuturnos da vida, porque esta sorri apenas aos que lutam! Mas também chorou como um guerreiro de coração limpo, afetivo e racional. E, mesmo chorando, o jovem do sertão poetizava:

Esse é meu puro grito,

Grito que tanto repito:

Sou brasileiro nato,

Um guerreiro do mato

Que cedo conheceu a dor

De perder a mãe que tinha,

Minha única rainha.

Muito trabalhei,

Assim conquistei

O meu pedaço...

Não sou de aço,

Mas tudo que faço

Tem valor merecido,

Porque sou decidido.

(páginas 117/118, Capítulo "UM PACATO JOVEM LOBO DO CARISMA" do livro “O Filho do Sertão Paranaidji e O Maranhão do Sul”, romance regionalista, de autoria de ANGELLY BERNARDO, publicado em 2008, pela Editora Kelps de Goiânia-GO, B518F, ISBN: 987-85-7766-264-7, CDU 821.134.3(812.1)-31).

ANGELLY BERNARDO
Enviado por ANGELLY BERNARDO em 18/08/2017
Código do texto: T6087443
Classificação de conteúdo: seguro