Destino?

Destino significa a ordem natural estabelecida pelo universo, algo inevitável, muito utilizado para explicar o absurdo dos acontecimentos, embora eu não concorde com a palavra absurdo. Já o acaso é considerado um acontecimento incerto, sem motivo ou explicação aparente, acontecimento sem finalidade, sem propósito.

Isso deixa claro que existem duas teorias, sendo que uma delas sempre exercem um papel maior sobre nós, embora também exista a escolha, onde nos baseamos no livre arbítrio, sem se importar se o ocorrido partiu do destino ou do acaso.

Será que por trás de tudo o que vivemos existe ordem ou razão?

Por acreditar no romantismo, eu consigo enxergar mais claramente o destino, acreditando fielmente que aquilo já estava planejado pra mim, e que mesmo que eu tentasse driblá-lo eu iria cair no mesmo caminho do qual eu tanto tentei escapar, porém às vezes me assusta pensar no destino, falemos de relacionamento, imagine só, um relacionamento de anos, onde você planeja uma vida inteira ao lado da pessoa, de repente a pessoa morre como chamar tal fatalidade de destino? E além de tudo ter que crer que o destino lhe foi cruel, pra isso damos o nome de acaso, onde não existe uma explicação aparente pra tal fato cruel, porém visto do lado de quem fica pra quem vai embora talvez a morte tenha sido o destino, inevitável, e talvez utilizado para tentar amenizar a dor de quem fica.

Agora tentando enxergar a coisa pelo lado bom, supondo-se que você esteja indo trabalhar, e ao virar a esquina se depara com seu ônibus indo embora, se vendo obrigado a pegar o próximo ônibus, e depois de insuportáveis minutos de espera, seu ônibus novamente passa, e logo dentro dele você encontra uma pessoa que pode mudar sua vida, ta, confesso que o exemplo é clichê e quase sempre é usado na teoria destino e acaso, mas vejam só, o perder o ônibus foi o acaso,um acontecimento aparentemente sem propósito, e o encontrar alguém lá dentro o destino, olhando por esse lado, eu me atrevo a dizer (embora possa parecer uma opinião um tanto quanto ignorante), que o acaso é a prévia do destino, o acaso lança seus acontecimentos, e o destino da continuidade a eles, complexo não?

Uma vez lendo um artigo de André Masini onde ele também se questionava sobre destino e acaso, me deparei com um trecho impressionante que dizia o seguinte:

“Se existe uma tal ordem, a única coisa certa é que nenhum de nós pode compreendê-la ou controlá-la. Coisas ruins e boas acontecem... por acaso. Mas acaso talvez seja apenas o nome dos motivos que estão muito além do que alcançamos compreender, e do que jamais alcançaremos.”

Faço das palavras dele as minhas.

Coincidência, acaso, destino, escolha, não importa, o que vale mesmo é aproveitar da vida o melhor que ela tem pra oferecer, sabendo driblar todos os dias ruins, independente de como, quando, e onde, o mistério é o que nos move não descobrir o real motivo das coisas é a verdadeira beleza da vida, às vezes a essência real de tudo não é tão belo quanto o que os olhos podem enxergar, e ai do que vale viver uma coisa que não se é bonita?

Realmente, tem coisas das quais jamais alcançaremos...