O que é redação publicitária?

Já ouviu falar em alma do negócio? Pois numa campanha publicitária, esse cargo cabe à redação. Que me perdoe o atendimento, mídia e direção de arte, mas é na redação publicitária que sentimos o quão eficiente pode ser uma propaganda e como ela pode estimular a venda de um produto. É nela também que vemos as grandes idéias serem criadas. Enfim, o charme que atrai o espectador/anunciante/cliente está diretamente ligado à capacidade criativa do redator. É na redação que diferenciamos os galãs dos garanhões e dos galinhas.

Redação Publicitária é talvez o ramo mais importante de uma agência. Alguns provavelmente discordarão, mas é pra mim a área que necessita do chamado dom. É onde aparece aquele cara. O cara. Capaz de ver o que todo mundo vê (não, não está escrito errado, é exatamente isso), que enxerga o óbvio e que põe isso no papel, literalmente. Campanhas que encantam pela sua simplicidade, e que muitas vezes nos dá raiva e nos fazem pensar: “Como eu nunca pensei nisso?”. É importante dizer que dom apenas não é suficiente pra criar um grande anúncio. Com certeza grandes redatores já fizeram campanhas medíocres ou tiveram idéias que não mereciam sequer um espaço num trabalho escolar. E tudo isso é necessário. O rascunho de um trabalho é tão importante quanto o projeto final. Ter idéias estúpidas certamente os ajudarão a achar a idéia. Aquela que irá pro mercado, que irá ser um sucesso e te trazer fama. Esse processo de idéias está presente num esquema que todo redator necessita fazer. Primeiro deve-se analisar o mercado a ser atingido e seu produto. Lembram-se das idéias estúpidas? Pois bem, depois de analisar o mercado é hora de tê-las, junto com elas virão também às boas idéias que devem ser filtradas. Depois é o momento de relaxar e esquecer. É nesse momento que você irá pensar ainda mais no assunto e aí que provavelmente surgirá a grande idéia (a idéia que só vem pra quem realmente tem o dom). Muitos acham que essa grande idéia precisa ser complexa. Engana-se quem pensa assim. Não adianta você querer vender sabão em pó fazendo menção a um personagem da mitologia grega, pois por mais que seja interessante e inteligente sua comparação, o público a quem você quer atingir provavelmente não faz idéia de quem seja. Ser redator também envolve ser receptor. Você precisa olhar com os olhos de quem irá comprar aquele produto. Precisa pensar como uma pessoa normal e não como o gênio que você é. É talvez nesse ponto que o gênio se difere dos mortais. É numa propaganda simples como “Não é nenhuma Brastemp” que seu nome pode ser imortalizado no ramo publicitário. O redator não escreve pra ele, e sim para o público, o que muitas vezes causa problema com o cliente que não entende e contesta aquela criação. Isso é um grande problema, pois quando há uma campanha simples e objetiva, o cliente pode não entendê-la e pior ainda, ficar inconformado por ter pagado para a agência criar algo tão “medíocre”. É por isso que infelizmente o redator não pode andar sozinho, precisa de um atendimento capaz de entender aquela visão e explicá-la pro cliente que aquela é a forma mais adequada para o produto que ele quer vender. É a hora de explicar que cinco aparições no intervalo da novela das nove não fará com que seu produto tenha uma crescente nas vendas. Feito isso partimos para a veiculação do anúncio e junto com ele um grande problema. Como avaliar se o resultado da publicidade foi satisfatório? Como saber se além de criativa, a campanha foi produtiva? Existem algumas técnicas pra avaliação, mas não dá muito pra fugir dos números. Eles que vão dizer se após a veiculação houve uma crescente razoável nas vendas. Uma avaliação segura do público-alvo e suas tendências ajudará e muito num resultado confiável.

Nos resta agora entender o que foi dito. O que é redação publicitária? Redação publicitária é simplesmente escrever. Escrever o que todos querem ler. É convencer o seu público com poucas palavras de que o que você está vendendo, seja um produto, empresa ou idéia, é o melhor. É conseguir deixar interessante o óbvio, criar o que todos vêem, mas ninguém pensa. É entrar na mente do seu público e provar que você está certo. É muito difícil avaliar a capacidade criativa de alguém, mas eu costumo dizer que escrever é como jogar futebol. Parece simples pra quem vê, mas quem joga sabe que por mais que você se esforce, se dedique e realmente melhore, se você não nasceu praquilo, o máximo que você atingirá é um cargo médio na profissão. Acredito que escrever é semelhante. Por mais que você se informe, aumente seu vocabulário, saiba outras línguas, treine sua criatividade, por mais que você seja o cara mais dedicado do seu trabalho, se você não tem o dom, você não serve para ser um grande redator. Não falo isso pra tentar desestimular alguém de seguir esse caminho, mas não é preciso de muita inteligência pra saber isso. Se você sabe que não tem esse dom, nem tente, vá pra criação de arte, atendimento ou mídia (sem querer desmerecer qualquer outro segmento), porque meu amigo, ah meu amigo, redação publicitária não é pra qualquer um, e se você “não é nenhuma Brastemp”, você pode até dar pro gasto, mas nunca entenderá o segredo do negócio, porque boa mesmo só se for antarctica...

JoaoEbling
Enviado por JoaoEbling em 23/09/2008
Reeditado em 13/08/2009
Código do texto: T1192063
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.