Aimberê - Filho de Caicuçu

"Enterrem meu coração na curva do rio". (Índio americano)

Antes dos brancos chegarem aquí os donos do Brasil eram os índios e a chegada dos portugueses mudou muito a vida deles.

No começo os brancos queriam as riquezas do Brasil para levarem para Portugal . Isso mesmo, as nossas riquezas.

Depois, começaram também a prender os índios para trabalharem como escravos . Entre os índios que viraram escravos estavam o Cacique Cairuçu e seu filho Aimberê.

.

Aimberê sentia uma grande revolta por ter mudado de vida . Ele não podia esquecer do dia em que sua aldeia de Uruçumirim foi destruída pelos brancos . Os portugueses mataram sua mãe , seus irmãos , seus amigos . Aimberê e o Cacique Cairuçu , seu pai ,foram arrastados e presos ,impiedosamente.

Aimberê começou a pensar em um jeito de reunir os índios para fugir , acabar com a escravidão e voltar a viver como antes . Quando seu pai morreu ,Aimberê aproveitou o enterro , quando estavam todos seus amigos reunidos e começou a revolta . Conseguiram fugir e Aimberê reuniu muitas tribos para lutarem juntas.

Os índios formaram um grupo forte chamado Confederação dos Tamoios . Tamoios quer dizer "donos da terra" , "os mais velhos da terra" . O chefe da Confederação era Cunhambebe , um índio muito valente e respeitado . Os Tamoios fornaram um exército forte e venceram muitas lutas contra os portugueses . Quando Cunhambebe morreu o chefe ficou sendo Aimberê .

Um dia os brancos prenderam Iguassu , sua mulher . Ele saiu à procurar e acabou sendo preso e levado a um navio.

Quando foram amarrar seua mãos ele deu um grito , pulou na

na água e escapou . Os brancos , ou seja os portugueses, com medo das retaliações , com medo do que poderia acontecer , da

força dos tamoios , mandaram dois padres ( Manoel da Nóbrega e José Anchieta ) , conhecidos dos índios , com a finalidade de negociar a paz . Diziam os padres que os portugueses prometeram não mais importunar os índios . Aimberê foi falar com os portugueses e para garantir pediu que soltassem todos os tamoios . Então voltou para sua tribu e encontrou a mulher sã e salva . Não só ela , cujo nome era

Iguassu ,e seus amigos . Os Tamoios se acalmaram, mas um dia foram pegos de surpresa . Os portugueses esqueceram o acordo , destruíram aldeias e começaram tudo de novo . Os índios tentaram refazer as pazes , em vão . Resolveram lutar mesmo sabendo que iam morrer . E assim , morreram todos os tamoios , inclusive o herói Aimberê. Não sobrou ninguém , ninguém !

Com sua coragem , Aimberê e os tamoios mostraram que a liberdade para eles era tão importante que mais valia morrer lutando por ela do que viverem como escravos . E assim foi feito !

P.S- O Ministro do STF , Eros Grau , inteligência rara , sensível , simpático, escritor, falou que a nossa Carta Magna é a mais moderna e a mais bela do que todas. E citou 3 artigos que justificam o seu entusiamo : os artigos :03 .05 .170 . Eu acrescento o 231 que aborda tudo, tudinho, sobre os índios. Aproveito e dedico essa redação , modesta, sem pretensões ao colega Recantista Aimberê Engel Macedo. (Kalena, 2008)