Segundo Marx

A maneira a qual está organizada o sistema econômico de um país influencia em grande parte o modo de produção (trabalho), o qual existe principalmente para perpetuar esse sistema econômico.

Com ênfase, no capitalismo onde o trabalhador vende a sua mercadoria (que é à força de trabalho) em troca de uma renumeração e, assim produz outras mercadorias. Processo que infelizmente só serve para enriquecer o dono da empresa, pois este remunera mal o seu empregado para aumentar a fatia do seu lucro. Por conseguinte, acontece uma inversão dos valores, isto é, o empregado produz pensando que está produzindo algo útil para si mesmo, quando na verdade só está colaborando para a sua própria exploração.

Com a idéia de acumular capital (que é uma idéia que existe no indivíduo desde a sua infância) o trabalhador vive angustiado para adquirir o maior numero de capital que conseguir, tudo que ele quer é vencer na vida, isto é, alcançar sucesso em todas as suas realizações enquanto homem. Por isso nem se importa com as condições exigidas, assim, ele simplesmente submete-se a cumprir as regras que são impostas pensando que é ele que está impondo tais regras.

Um indivíduo quando nasce é inserido numa aprendizagem que ensina que para vencer na vida ele precisa aceitar todas as normas que já são existentes. Assim a sua vida é em grande parte somente procurar meios para viver da mesma maneira que vive, aqueles que estão vivendo no controle da situação no momento atual.

O que eles ainda não perceberam que estão sendo usados unicamente com o propósito de reproduzir o sistema capitalista pois na medida em que o trabalhador se comporta como apenas mais uma peça que compõem essa imensa máquina do capitalismo, ele está condicionado a viver de acordo com essa realidade, sem qualquer perspectiva de mudança. Por outro lado se o trabalhador tiver consciência que ele precisa se libertar dessa alienação, se quiser ser um sujeito (homem) completo e, viver com toda dignidade e justiça que deve ser igual para todos, não apenas para uma pequena elite que está no controle, ele precisa reformular seus conceitos, deixando de ser egoísta e indiferente, colaborando para que todos possam viver com dignidade. Só então ele poderá dizer que está vivendo como um trabalhador autêntico que quer e pode construir uma relação diferente dentro desse sistema capitalista para com os outros e consigo mesmo.

gilbertodetoledo
Enviado por gilbertodetoledo em 11/11/2008
Código do texto: T1277967
Classificação de conteúdo: seguro