Professora! O que é cidadania?

- Professora! Não vá! Eu preciso saber o que é cidadania! – Disse Victor quando viu que a professora já iria sair de sala. – Eu vi esta palavra no livro e não sei o que ela significa.

- Calma Victor, não precisa se estressar. Cidadania é a ação que um cidadão faz, ou seja, ele cumpre os seus deveres e faz os seus direitos. – Explicou a professora calmamente.

- Me dê um exemplo de um cidadão professora.

- Você é um cidadão Victor.

- Mas eu? Um menino da 2º série também é um cidadão?

- Lógico que sim Victor. Você cumpre com os seus deveres, não compre?

- Acho que sim. Quais são os meus deveres?

- Fazer sua tarefa de casa é um dos seus deveres.

- Ah! Então dever é a tarefa de casa. Você já não tem mais dever para fazer, não é professora? Você já acabou o colégio!

- Não Victor, dever não é só a tarefa de casa. Preste atenção, o que faz uma professora?

- Ela ensina aos alunos.

- Então o meu dever é ensinar bem aos alunos.

- Agora eu entendi. Mas então dever é fazer o que você tem que fazer.

- Exatamente, mas uma pessoa não tem só um dever.

- Eu tenho o dever de fazer a tarefa de casa, o dever de arrumar meu quarto, o dever de estudar... São vários deveres.

- Isso mesmo, porém, para ser um cidadão, você não tem que simplesmente fazer os seus deveres, você também pode usufruir dos seus direitos. Mas você só tem o direito se você cumprir com os deveres.

- Mas o que é direito?

- Direito é aquilo que você pode fazer. A brincadeira é um direito seu, mas você só pode fazer depois que terminar a tarefa, que é o seu dever.

- Agora eu estou entendendo tudo sobre cidadania. Cidadania é o exercício de ser cidadão, e a pessoa só é um cidadão se ela fizer os seus deveres, e só assim, poder usufruir dos seus direitos.

- Isso Victor! Continue exercendo sua cidadania. Até logo! – E afastou-se orgulhoso.

Pedro Didier
Enviado por Pedro Didier em 13/11/2008
Reeditado em 18/11/2008
Código do texto: T1281881
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.