Novos paradígmas... - Heidi Nogaroto (trabalho escolar)

Novos Paradígmas na Formação do Professor

Heidi Hidalgo Nogaroto

Ensinar todos para vida produtiva, para a vida cidadã e para um projeto próprio

O professor tem a missão de formar indivíduos que contribuirão ao longo da vida para uma sociedade mais competente, responsável, produtiva e bem preparada.

Ensinar crianças e jovens para uma vida produtiva e bem preparada, para a vida cidadã, para um projeto próprio, é uma tarefa ao educador que dará todo auxílio; para desenvolver a competência, a autonomia, o senso crítico, a responsabilidade, a compreensão, a criatividade, desenvolver alunos participantes, capazes de atuar dignamente na sociedade em que vivem.

É preciso formar uma geração bem informada, que questione e que tenha discernimento, que saiba opinar e respeitar a opinião do outro.

A formação deve começar muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender, mas a fazer.

Um conceito-chave para uma mudança de paradígma é trabalhar a interdisciplinalidade em sala de aula.

O professor que utiliza o trabalho interdisciplinar faz com que as matérias se unam e os alunos aprendam com mais facilidade e prazer. Por exemplo: na Educação Física, além de trabalhar a prática, o professor pode ensinar a matemática, utilizando a contagem de números; pode trabalhar a Língua Portuguesa, em que os alunos aprendem as vogais, consoantes, formar palavras, etc. Esse trabalho é de grande importância para o professor como também para o aluno; é uma matéria ligando com a outra, interagindo, se unindo, possibilitando um melhor aprendizado.

Já a contextualização, é trabalhar com os alunos assuntos de contexto real, dos quais eles já tenham ouvido falar, que tenha significado para eles.

Exemplo da contextualização: se o professor dá uma aula sobre divisão celular, os alunos precisam saber o que é DNA para entender o processo, portanto, o DNA passa a ser um objeto de estudo que faz sentido nesse conteúdo - que é a divisão das células.

A Estância de Sallis
Enviado por A Estância de Sallis em 27/03/2006
Reeditado em 28/03/2006
Código do texto: T129255