O que é ser um cidadão crítico?

Ser um cidadão crítico é saber pesar os fatos, formar sua própria opinião e expor suas idéias, não sendo influenciado pela opinião de outras pessoas ou de publicidades e outros meios de comunicação.

Muitas pessoas confundem o cidadão crítico como o cidadão "do contra". Mas, tanto ser um cidadão "do contra", quanto ser um cidadão adaptado aos sistemas, normalmente é fácil, o difícil é ter sabedoria suficiente para ser um bom cidadão crítico.

Um dos motivos pelo qual existe um confronto entre os cidadãos críticos e os outros cidadãos é o choque de religiões, conceitos e pensamentos que se opõem aos comuns.

Ocorre algo interessante em relação à atitude das pessoas ao tentar reconhecer cidadãos críticos: cidadãos adaptados geralmete pensam que o cidadão crítico é um cidadão "do contra", quando ele se opõe a idéias já concretizadas no mundo, e cidadãos "do contra" também têm dificuldade em reconhecer um cidadão crítico, porque tudo que você disser pra ele é mentira.

Sendo assim, pode-se concluir que é difícil ser um cidadão crítico perfeito, ou melhor, é impossível ser um cidadão crítico perfeito, pois cada cidadão crítico fugiu de seus conceitos pelo menos uma vez. Mesmo assim, quando ele fugir dos seus conceitos, se ele for um bom cidadão crítico, ele continuará sendo um bom cidadão crítico, analisando e consertando sua falha.

Japa Fonseca
Enviado por Japa Fonseca em 28/03/2006
Reeditado em 29/03/2006
Código do texto: T130154
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.