Juventude sem Limites

 
Os hormônios à flor da pele, o gosto pelo perigo e pelo proibido, são alguns, dos vários sinais, que marcam a nossa juventude.
 
Para o jovem, tudo é possível. Extrapolar limites, radicalizar, viver extremos emocionais que vão de profunda tristeza à grande euforia, em um piscar de olhos. Lidar com essa polaridade e encontrar o equilíbrio não é tarefa fácil e precisa ser assistida de perto pelos pais e educadores, que sempre serão uma importante referência para ele.
 
O comportamento do adolescente tem se refletido na sociedade em forma de acontecimentos dramáticos, constantemente veiculados pelas emissoras de televisão. A ausência de limite e boa orientação tem custado a vida de muitos jovens. Ora agentes, ora vitimas de graves acidentes automobilísticos, aumentam a triste estatística do número de mortes, assustadoramente.
 
A vida desregrada, o consumo exagerado de álcool associado a outras drogas alucinógenas e a falta de atenção por parte dos pais contribui para que o problema persista.
 
A pergunta que fica é: O que fazer?
 
Vivemos o tempo da inversão de valores, da ode às coisas e às aparências. A vida do ser humano vale muito pouco neste mar de grandes aquisições materiais, que afoga o “ser”, em detrimento aos valores humanos mais essenciais, dentre os quais, destaco o respeito, a solidariedade e a compaixão. Estes jazem esquecidos em algum lugar de um tempo pretérito.
 
O primeiro passo para mudar esse quadro, pode estar no resgate desses valores. A solução vem pela “mão” da educação capaz de semear idéias, despertar consciências e formar cidadãos críticos. Sem dúvida, é um grande desafio despertar, nos jovens, o respeito pela vida (a começar pela própria), enquanto o Seu Zé continua a vender bebidas no bar da esquina para menores de idade e a mídia bombardeando suas mentes com a idéia de que beber é legal - só gente feliz, bonita e famosa no comercial.
 
A responsabilidade de reconstruir a sociedade, fazendo-a renascer mais sadia, humana, altruísta e consciente,é toda nossa. Cada um deve fazer a sua parte e a hora certa é AGORA!
 
Se você é dono de bar, não venda bebida a menores, se você é publicitário, não venda mentiras e ilusões, lembre-se que nenhum dinheiro pode valer mais que a vida, se você é pai ou mãe, dedique mais tempo ao seu filho, lembre-se que a família é o núcleo principal de formação do qual saem as sementes que, no futuro, conduzirão a sociedade, se você não se encaixa em nenhuma dessas nomenclaturas e acha que não tem nada a ver com isso, só tenho a lamentar, lembre-se que, sempre, podemos fazer a diferença, encontrar a maneira, depende da nossa busca e disposição.


Talvez, nos sirvam como relexão, as palavras escritas no piso de uma Catedral Anglicana na  Inglaterra :
 
*[...] Em meu leito de morte, enfim descobri: se eu tivesse começado por corrigir meus erros e mudado a mim mesmo,meu exemplo poderia transformar minha família. O exemplo de minha família talvez contagiasse a vizinhança, e assim eu teria sido capaz de melhorar meu bairro, minha cidade, o país, e, quem sabe, mudar o mundo[...]

 
Grandes mudanças começam dentro de cada um de nós!
 
 


*A citação foi uma contribuição de Rog, que tão bem o acrescentou em seu comentário.
 http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=32655