Brasil, ainda um mistério

Dentro de um mundo rodeado de avanços dos mais diversos setores, o Brasil ainda é amplamente questionado em vários aspectos. O povo não quis muitas das comemorações efetuadas no país, apesar de, manifestações populares serem freqüentes no cotidiano nacional. Vários fundamentos fazem deste país uma nação, nos caracterizam como brasileiros e todo brasileiro espera algo de seu país.

Independência, República, Abolição são exemplos de datas especiais feitas unicamente pelos mandantes. Os "cara-pintada", no início da década e o MST se encaixam dentro das participações do povo, buscando direitos e protestando contra o que acham incorreto.

A língua, a cultura, a organização política, os costumes, apesar de sofrerem forte interferência estrangeira, colaboram, em parte, para a nacionalização do país. O carnaval (samba), juntamente com o futebol, têm papel importante na vida de todo brasileiro.

Muitos são os problemas enfrentados pelo cidadão dentro de um conjunto de incertezas que caracterizam o país. A maioria almeja direito à educação, lazer, justiça social, progresso tecnológico, direito ao trabalho e à saúde. Porém, poucas são as classes sociais que conseguem usufruir destas condições.

Não restam dúvidas de que o Brasil apresenta características positivas e negativas dos mais diversos gêneros e que nem tudo sobre o país ainda está esclarecido de uma forma verdadeira. O que fica claro é que muitas mudanças ainda têm que ocorrer para que cada cidadão viva uma vida mais digna, e tenha, cada vez mais, orgulho de ser brasileiro.

Redação publicada no Livro Perfil - 2001

Rodrigo Murad Vitoriano
Enviado por Rodrigo Murad Vitoriano em 10/01/2009
Reeditado em 16/05/2009
Código do texto: T1377919
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.