Lisboa cidade de encanto e beleza

Quando desci do avião e toquei o pé direito no chão do aeroporto de Lisboa, é que me dei conta realmente de que estava realizando um sonho, pisar o chão da terra de Fernando Pessoa era só o início de uma aventura de alguns dias rodando pela Europa.

Depois de ligar para meu já saudoso Brasil, tive meu primeiro contato com duas moçoilas lusitanas num guichê, onde tentaram me informar como eu chegaria ao centro de Lisboa. Digo tentaram porque mal a Maria - esse era o nome dela! - começou a falar, eu fiquei encantada com o sotaque - minha reação era mistura de nervosismo e estresse - e ela apenas comentou: _Mach qui brasileira simpática!

Chegando ao destino,saí pra conhecer a cidade, a beleza da arquitetura, o casario com suas eiras e beiras, praças com estátuas imensas, a rotunda do Marquês de Pombal, a Torre de Belém, de onde supostamente Cabral teria iniciado a viagem do descobrimento. Visitei a famosa casa dos pastéis de nata de Belém - dizem ser os melhores do mundo... e dei retorno à zona das Amoreiras.

Nos dias à seguir pegava autocarros bastante confortáveis que me levaram as maravilhas de Lisboa. Uma vez lá, não acreditei, euzinha brazuca tupiniquim, caminhando pelas torres de um castelo de verdade com mais de sete séculos! . Havia ali algumas oliveiras antiqüíssimas e um desfile interminável de pessoas de países diferentes, sem falar dos 'bandos' de japoneses alucinados com suas máquinas fotográficas insaciáveis.

De comboio a 120 km ao norte de Lisboa fui até Leiria - cidade pequena - andei muito a pé... apreciei suas praças, Castelo, Mosteiros.

Nos dias em Lisboa,Comi muitos pratos típicos como: bacalhau, polvo fatiado, molho de camarão e sempre regados à um bom vinho verde do Porto. Esses pratos fizeram jus à fama da gastronomia lusitana.

Fiquei impressionada ainda com os azulejos pintados à mão que se vê por toda a cidade, seja nas paredes externas ou internas ou mesmo nos souvenirs. Por alguns Euros é possível trazer um pedacinho de Portugal.

Assisti apresentações de dança do Fado, e alguns poetas recitando Camões e Pessoa.O Lisboeta é um povo amável, gentil e cortês. Não vi isso em nenhum outro lugar. Sempre que precisava de ajuda ou informações, estavam sempre extremamente dispostos a ajudar e até levar ao local se fosse preciso.

Já nos últimos dias visitei o Mosteiro dos Jerónimos -onde, há os supostos túmulos de Camões e Vasco da Gama e o verdadeiro dos Pessoa(s). Não antes de visitar a casa natal de Pessoa em que apreciei bastante emocionada cada detalhe de seus objetos e obras. Pena ter chovido praticamente todos os dias em que estive em Lisboa.

Mas ainda assim, com certeza, é uma linda cidade.

Adeus, Portugal! Adeus, Lisboa! Um dia eu volto!

Cláudia Rodrigues.