Onde está a racionalidade do homem?

Quanto mais os dias passam, mais convicta estou de que alguma coisa muito errada está acontecendo com o homem. Ao longo do tempo seus conhecimentos aumentaram e sua ciência evoluiu, no entanto sua ética, seus princípios e valores, seus sentimentos e sua racionalidade parecem estar se deteriorando com o passar das décadas.

O homem vive de forma desinteressada, pensando apenas no hoje e em um futuro próximo, buscando riquezas, confortos e bens materiais inúteis, esquecendo-se de seu futuro e do futuro das nações que virão sem ter a oportunidade de conhecer grande parte das belezas que o planeta possui hoje. A mentalidade do homem fez-se de certo modo, que as coisas mais importantes de hoje são capazes de superar qualquer barreira, nada importa quando se deseja obter algo.

Milhares de vidas podem ser arrancadas com o soar do tiro de um canhão. Inúmeros sonhos podem desfazer-se assim como a fumaça das bombas no ar. Centenas de crianças podem ver o mundo sumir debaixo dos seus pés, assim como infinitos projéteis são disparados em um conflito. Milhares de órfãos se amontoam ao lado do coro dos seus pais, assim como a ganância ou a sobrevivência, levam o homem a acabar com incontáveis vidas. O medo, a dor, a morte, a fome, o sofrimento, as lágrimas, a solidão. O soar de uma sirene anunciando o inicio de um bombardeio, pessoas se amontoando em abrigos, buscando um fio de esperança que as leve a viver mais um dia, que as leve a sobreviver a mais uma guerra. A incerteza da vida no próximo segundo. O ressoar dos ponteiros do relógio marcando impiedosamente minutos que passam, minutos que se somam as dores de quem vive em um mundo onde o poder e a avareza prevalecem. O som das bombas estilhaçando tudo ao redor, as explosões destruindo planos de uma vida inteira. É isso o que espera a humanidade, sem que ela faça nada para impedir. O último grito desesperado de quem ainda queria viver, os passos lentos de quem tenta correr sem o chão sobre seus pés, de quem tenta fugir do destino inevitável. O último suspiro que se lança de um corpo inerte, o último olhar sem brilho ou esperança de quem desfalece depois de muito sofrer.

É impossível que o homem não veja tudo o que ocorre ao seu redor, é inacreditável que ele permaneça estático na sua vidinha insignificante sabendo do que o espera no futuro. É intolerável que ele não faça nada para evitar que isso se torne real. É enlouquecedor olhar ao redor e ver o homem agir desta forma, como se nada e nem ninguém fosse afetado pelas suas atitudes, como se seus atos não fizessem diferença alguma, como se nada importasse.

Os dias estão se tornando insuportavelmente quentes, as geleiras estão derretendo nos pólos, as estações praticamente não existem mais. O tempo e o clima mudam drasticamente, chuvas caem sem piedade, alagamentos e enchentes matam e deixam milhões de pessoas desabrigadas, secas destroem milhares de plantações, catástrofes ambientais ocorrem com cada vez mais frequência. Furacões, tornados, maremotos e terremotos destroem várias partes do mundo. Diversas espécies de animais estão sob ameaça de extinção pela atividade humana e pelas drásticas mudanças climáticas.

A falta de água potável assola um grande número de pessoas no mundo todo. Doenças se disseminam com facilidade e sem controle entre os povos, a poluição do ar torna-se insuportável em centenas de cidades do mundo todo. O acúmulo e o excesso de lixo produzido tornaram-se problemas a nível mundial. A devastação das florestas e a diminuição das nascentes e dos reservatórios de água doce têm preocupado todas as nações do mundo. Incontáveis são os problemas ambientais que o homem vem enfrentando, e mesmo assim ele continua a agir de forma desinteressada.

O desperdício da águas nas atividades diárias, a poluição do ar, do solo e dos poucos rios que ainda restam. A queimada das florestas e o extrativismo desmedido. A utilização inadequada da água, o armazenamento impróprio do lixo em locais indevidos, tantas são as atitudes do homem que o fazem merecedor do futuro que o espera.

Guerras ainda existirão por uma mísera quantia de água, esta água desvalorizada e desperdiçada, e ainda assim tão fundamental a vida do homem.

Não consigo entender como o homem, um ser racional e tão superior aos demais, um ser capaz de criar as máquinas mais potentes e as tecnologias mais avançadas, um ser que consegue chegar a Lua e que não dá valor a Terra. Um ser que pode chegar ao espaço e explorá-lo, mas que se faz cego diante das coisas que estão acontecendo no seu próprio planeta.

Muitos cientistas dizem que o fato que diferencia o homem dos outros animais é que ele é um ser racional. Mas então milhares de perguntas atormentam minha mente. É racional saber que a água está prestes a acabar e continuar a desperdiçá-la? É racional saber o tamanho do sofrimento de uma guerra e conhecer qual será o próximo motivo de conflito, sem fazer nada para que isso não ocorra? É racional parar diante da vida e pensar que suas atitudes não fazem diferença alguma? É racional saber que a próxima guerra mundial será pela água e ainda assim continuar desperdiçando esse bem, que já é e se tornará ainda mais precioso? É racional ver todos os problemas humanos e ambientais que o planeta vem sofrendo e passar por eles como se não existissem? É racional fazer-se indiferente aos problemas da sociedade e do mundo e que vivemos? Não! O homem não é um ser racional.

Ser racional é pensar nas conseqüências de seus atos, e o homem age sem se preocupar com o resultado de suas atitudes. Ser racional é fazer uso da razão, mas será que o homem tem razão quando destrói o pouco do meio ambiente que nos resta? Ser racional é pensar, mas o homem não pensa em nada além das coisas insignificantes que lhe convém. Ser racional é fazer uso de raciocínio, mas o homem não raciocina quando mata animais, desmata florestas e desperdiça água. Desculpem-me aqueles que comigo não concordarem, mas o homem não é um ser racional.

Como pode aquele que é considerado o ser mais inteligente e superior, agir desta forma? Como pode o homem, tão racional ficar parado sabendo do futuro que o espera? Como pode o ser humano não fazer nada para evitar que a humanidade seja aniquilada em um conflito pela água?

Estou cansada de ouvir no rádio, de ver na televisão ou de ler no jornal a tamanha racionalidade de um ser que não é racional. Será que já não chegou à hora do homem usar parte de sua inteligência para resolver os problemas que realmente importam? Será que não é o tempo em que o homem comece a fazer jus á denominação que recebe? Será que o fim dos seres racionais e irracionais está tão próximo que não possamos fazer nada para mudá-lo? Não, ainda há tempo para que o homem ao menos uma vez na vida seja racional de verdade.

Tento com essas linhas, que nem sei se serão lidas, abrir os olhos de alguns, arrancá-los do pedestal em que se encontram, tira-los de suas vidas medíocres, coloca-los em pé de igualdade com o resto dos homens. Mostrar-lhes uma realidade que passa despercebida frente a seus olhos.

Vamos! Já é tempo de abrir os olhos diante dos problemas do mundo, já é tempo de deixarmos nossas vidas de lado e nos preocuparmos com o que realmente interessa. Já chega de pensar que nossas atitudes são insignificantes, afinal por menor que seja o nosso ato, pelo menos não estaremos parados. Ainda há tempo para o homem colocar sua racionalidade em prática. Precisamos nos unir com todas as nossas forças e juntos mudaremos o destino da humanidade. Deixemos de acreditar que a nossa vida é o centro do mundo e que os nossos problemas são os maiores, porque não são. Abramos os olhos diante da poluição, do desperdício da água da devastação, da caça predatória, abramos nossos olhos para os problemas de todos, problemas que vão bem mais além dos nossos próprios umbigos.

Que o homem possa ser racional o suficiente para esquecer o carro do ano ou a novela preferida, que ele deixe de lado as roupas de marca e as mansões mais caras, que o homem seja racional o bastante para ver o valor de um bem tão precioso que se torna cada vez mais raro em uma torneira escorrendo, em uma piscina transbordando, em um chuveiro aberto por horas, em uma calçada lavada com dezenas de litros de água. Por esse bem tão precioso que está descendo pelo ralo e se tornando mais raro a cada dia que passa.

Se é que o homem é mesmo capaz de ser racional, que ele faça algo para evitar o destino que o espera, que ele faça algo para impedir que se esgote um dos recursos mais fundamentais a nossa vida, que ele evite a próxima guerra mundial pela água, fazendo o que esteja ao seu alcance para poupá-la.

Sejamos racionais de verdade. Valorizemos aquilo que realmente tem valor, ou você acha que conseguiria viver sem água? Pense nisso, seja mais racional em suas atitudes. Evite que o homem se veja em meio a uma guerra pela posse da água. Evite que a humanidade seja extinta por desperdiçar algo que não valoriza. Ainda não é tarde demais. Façamos o nosso papel de racionais nessa sociedade ignorante, pois nossas atitudes com certeza farão a diferença para que o mundo não acabe pela falta da água.

Marina Dalmass
Enviado por Marina Dalmass em 14/03/2009
Código do texto: T1486592