A grande "prova" da vida

A preparação para o vestibular é um momento decisivo na vida do estudante. Afinal, conseguir uma vaga em uma boa instituição de ensino superior requer esforço, dedicação, determinação e disciplina. No entanto, há quem questione a necessidade da aplicação do exame. O teste pode não ser visto com um meio democrático, mas torna-se algo necessário à formação dos jovens estudantes.

O exame realizado para admissão de alunos concludentes do ensino médio às universidades só realiza-se em países cuja demanda por vaga é muito grande impossibilitando as instituições de aceitar a todos. Em nações desenvolvidas, como os Estados Unidos e outras da Europa, o aluno, ao término do curso médio, possui vaga garantida no ensino superior, pois o Estado tem condições de assegurar os estudos universitários aos jovens. Porém, localidades periféricas, como o Brasil, dispõem de um sistema educacional deficiente, fazendo do vestibular um “serviço obrigatório” à graduação.

O fato de o concurso beneficiar alunos de renda favorável e prejudicar aqueles de situação econômica inferior não é válido. É claro que a condição financeira é levada em conta, pois ter livros, revistas e meios de pesquisa contribui bastante para o aprendizado. Contudo, cada um tem competência de concorrer de igual nível de instrução com os demais e obter uma boa pontuação. Basta ter inteligência e capacidade para absorver as informações. Aliás, é nítido o crescente número de estudantes oriundos de escolas públicas que “venceram este obstáculo”, o que não desmente a recente “ascensão estudantil carente”.

Além disso, o teste é visto como um processo seletivo que avalia o conhecimento momentâneo dos candidatos. Se assim for, o resultado será e acordo com o nível de informação adquirido. Culpá-lo pos maus desempenhos será como culpar o termômetro pela febre, pois a prova é feita com base no conteúdo trabalhado durante os três anos do curso médio e é esperado que os concorrentes tenham aprendido a ministrado.

Portanto, torna-se necessário a realização do exame vestibular, uma vez que o número de vagas às instituições de nível superior é limitado. Deve-se ter em mente um plano de estudo eficiente, para transpor este obstáculo e dar início a uma carreira promissora.

Saulo Sozza
Enviado por Saulo Sozza em 30/04/2009
Reeditado em 08/09/2015
Código do texto: T1569023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.