Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda



Texto

CRIANÇA que lê 2. Seres Vivos e Inanimados - Tema que descortina o mundo .

" Que bom! Eu sou viva, disse a Gigi
 E  eu ??  Eu também cochicou a
cotovia.   Ah... então , eu ....
 eu também  sou disse a
soberba urtiga , mas ...
e a pedra ? Todos
olharam-na ...
estava muda!!!"   (Kallena)

          De cada lado da sala de aula , pelas janelas altas , o azul con-vida os meninos, as nuvens  desenrolam-se lentas , como quem vai
inventando  preguiçosamente uma história sem fim...Sem fimé a aula :
 e nada acontece, nada...Bocejos e moscas. Se ao menos , pensa Lili
se ao menos  um avião  entrasse por uma janela e saísse pela outra!
                                           (Mario Quintana)

          O homem  pertence à categoria dos seres vivos. Os animais também . E as plantas . Os seres vivos, como você  já viu, no texto da TERRA , fazem parte  da  BIOSFERA , integrados à natureza , nela constituindo  o chamado meio BIÓTICO . A vida do homem , como a dos animais  e a das plantas , evolui segundo uma ordem determinada que começa com o nascimento  e se extingue com a morte , passando por fases intermediárias  que são o crescimento , a maturação e a velhice .
          A natureza , porém, não é só  de seres vivos.  Basta uma olhadela à nossa volta  para chegarmos a essa conclusão . Além deles ou ao seu lado , também ocupando  um espaço há outro  tipo de seres , que nós costumamos  chamar de coisas , embora  mais propriamente devêssemos chamar  de MATÉRIA  , que pela ausência de vida que os caracteriza ,constitue o que a ciência denomina de meio ABIÓTICO .  Achou difícil a palavra ? Então vou "trocar em miúdos"  , como dizem por aí : são os seres INANIMADOS ou MATÉRIA BRUTA . ( veja lá no papo da Gigi . Viu que a pedra ficou  muda ??? É porque ela não tem VIDA . É INANIMADA  . ok ? A pedra ou a rocha , por exemplo  marcam presença no mundo  que nos cerca , mas    apenas  uma presença  sem a inteligência  do homem  ( como a sua , também ) , ou o instinto do animal . Viu a cotovia ?
          O engraçado e surpreendente , é que os seres inanimados ( aqueles que não tem vida : não se mexem , não falam , nem nada... ok ), como a citada rocha  ou a pedra ; e os seres vivos , como o homem  , embora de aparência tão desigual  teem composição parecida , semelhante.  Em nosso corpo encontramos  água, sais minerais  e compostos orgânicos  , formados principalmente por CARBONO , NITROGÊNIO, HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO  .  A mesma coisa
tem na rocha .  Ué , na rocha ???  Sim , a diferença é que no homem ,como nos seres VIVOS em  geral  , os componentes  estão arrumados , organizados formando   AÇUCARES, GORDURAS e PROTEÍNAS . Mas não se assuste . A verdade é que as semelhanças são poucas , as diferenças são muito mais numerosas  . Como assim ???   Veja : a vida dos seres vivos  tem um tempo limitado , ou seja, uma hora ou outra , acaba. E a vida dos INANIMADOS
  , pode durar muito , muito mais tempo, até milênios como no caso da rocha .
          Outra grande diferença entre os seres VIVOS e os INANIMADOS , é que  os seres inanimados não teem a capacidade de reprodução.  POr exemplo , a rocha não  fica grávida e nem vai ter um bebê .  Já os seres vivos , se reproduzem : nascem e  crescem . As plantas   também crescem de dentro para fora , através da multiplicação de  células .  Todos os seres vivos  crescem de dentro  para fora . Inclusive nós, é claro !Os inanimados crescem de fora para dentro  pela agregação de materiais á sua superfície.  Outra diferença : os seres  vivos possuem sensibilidade (  Gigi  dando-lhe  um pequeno beliscão .... você vai fazer : Aiii ! ) , reagem a estímulos . Outro exemplo é o nosso gesto  de afastar a mão bruscamente de um objeto quente  ou de algo muito frio ou áspero .
          Há na natureza , além dos seres VIVOS e os INANIMADOS , uma porção de objetos de forma , tamanho e consistência  variados, ditos naturais  e artificiais ou fabricados .  Enfim , a nossa  vida e o nosso mundo é bem variado .E é por isso, mesmo, que ela é bela Ainda quer bocejar  ???


          NÃO SE ESQUEÇA :

          1- A reprodução é uma das necessidades  essenciais do ser vivo.    2- Os seres vivos teem sensibilidade e a capacidade de transformar e utilizar oa alimentos ingeridos.
          3- Todo ser vivo necessita de oxigênio , água e alimentos .
          4- Os seres inanimados crescem de fora para dentro.
          5- Os objetos artificiais  são fabricados com  materiais naturais .

          Sugestão da Kallena : se eu fosse você , tentaria fazer um poemazinho , sobre o texto . Se eu fosse você , faria com minha amiguinhas e amiguinhos , um teatrinho usando a Gigi , a cotovia , a urtiga e a pedra.  Se eu fosse você e não soubesse o que é urtiga e outras palavrinhas, procuraria no dicionário .  Se eu fosse você e tivesse dúvidas , perguntaria para o papai emamãe e/ou a professora .

           Espero que  goste do texto e aprenda alguma coisa. BEIJOS!!!

                ;;;;;;;;;; KALLENA ;;;;;;;;;;, Maio de 2009.



 
kalena
Enviado por kalena em 28/05/2009
Reeditado em 28/05/2009
Código do texto: T1620557
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre a autora
kalena
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil
1587 textos (381516 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/14 22:31)