CRIANÇA que lê 2. Seres Vivos e Inanimados - Tema que descortina o mundo .

" Que bom! Eu sou viva, disse a Gigi

E eu ?? Eu também cochicou a

cotovia. Ah... então , eu ....

eu também sou disse a

soberba urtiga , mas ...

e a pedra ? Todos

olharam-na ...

estava muda!!!" (Kallena)

De cada lado da sala de aula , pelas janelas altas , o azul con-vida os meninos, as nuvens desenrolam-se lentas , como quem vai

inventando preguiçosamente uma história sem fim...Sem fimé a aula :

e nada acontece, nada...Bocejos e moscas. Se ao menos , pensa Lili

se ao menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra!

(Mario Quintana)

O homem pertence à categoria dos seres vivos. Os animais também . E as plantas . Os seres vivos, como você já viu, no texto da TERRA , fazem parte da BIOSFERA , integrados à natureza , nela constituindo o chamado meio BIÓTICO . A vida do homem , como a dos animais e a das plantas , evolui segundo uma ordem determinada que começa com o nascimento e se extingue com a morte , passando por fases intermediárias que são o crescimento , a maturação e a velhice .

A natureza , porém, não é só de seres vivos. Basta uma olhadela à nossa volta para chegarmos a essa conclusão . Além deles ou ao seu lado , também ocupando um espaço há outro tipo de seres , que nós costumamos chamar de coisas , embora mais propriamente devêssemos chamar de MATÉRIA , que pela ausência de vida que os caracteriza ,constitue o que a ciência denomina de meio ABIÓTICO . Achou difícil a palavra ? Então vou "trocar em miúdos" , como dizem por aí : são os seres INANIMADOS ou MATÉRIA BRUTA . ( veja lá no papo da Gigi . Viu que a pedra ficou muda ??? É porque ela não tem VIDA . É INANIMADA . ok ? A pedra ou a rocha , por exemplo marcam presença no mundo que nos cerca , mas apenas uma presença sem a inteligência do homem ( como a sua , também ) , ou o instinto do animal . Viu a cotovia ?

O engraçado e surpreendente , é que os seres inanimados ( aqueles que não tem vida : não se mexem , não falam , nem nada... ok ), como a citada rocha ou a pedra ; e os seres vivos , como o homem , embora de aparência tão desigual teem composição parecida , semelhante. Em nosso corpo encontramos água, sais minerais e compostos orgânicos , formados principalmente por CARBONO , NITROGÊNIO, HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO . A mesma coisa

tem na rocha . Ué , na rocha ??? Sim , a diferença é que no homem ,como nos seres VIVOS em geral , os componentes estão arrumados , organizados formando AÇUCARES, GORDURAS e PROTEÍNAS . Mas não se assuste . A verdade é que as semelhanças são poucas , as diferenças são muito mais numerosas . Como assim ??? Veja : a vida dos seres vivos tem um tempo limitado , ou seja, uma hora ou outra , acaba. E a vida dos INANIMADOS

, pode durar muito , muito mais tempo, até milênios como no caso da rocha .

Outra grande diferença entre os seres VIVOS e os INANIMADOS , é que os seres inanimados não teem a capacidade de reprodução. POr exemplo , a rocha não fica grávida e nem vai ter um bebê . Já os seres vivos , se reproduzem : nascem e crescem . As plantas também crescem de dentro para fora , através da multiplicação de células . Todos os seres vivos crescem de dentro para fora . Inclusive nós, é claro !Os inanimados crescem de fora para dentro pela agregação de materiais á sua superfície. Outra diferença : os seres vivos possuem sensibilidade ( Gigi dando-lhe um pequeno beliscão .... você vai fazer : Aiii ! ) , reagem a estímulos . Outro exemplo é o nosso gesto de afastar a mão bruscamente de um objeto quente ou de algo muito frio ou áspero .

Há na natureza , além dos seres VIVOS e os INANIMADOS , uma porção de objetos de forma , tamanho e consistência variados, ditos naturais e artificiais ou fabricados . Enfim , a nossa vida e o nosso mundo é bem variado .E é por isso, mesmo, que ela é bela Ainda quer bocejar ???

NÃO SE ESQUEÇA :

1- A reprodução é uma das necessidades essenciais do ser vivo. 2- Os seres vivos teem sensibilidade e a capacidade de transformar e utilizar oa alimentos ingeridos.

3- Todo ser vivo necessita de oxigênio , água e alimentos .

4- Os seres inanimados crescem de fora para dentro.

5- Os objetos artificiais são fabricados com materiais naturais .

Sugestão da Kallena : se eu fosse você , tentaria fazer um poemazinho , sobre o texto . Se eu fosse você , faria com minha amiguinhas e amiguinhos , um teatrinho usando a Gigi , a cotovia , a urtiga e a pedra. Se eu fosse você e não soubesse o que é urtiga e outras palavrinhas, procuraria no dicionário . Se eu fosse você e tivesse dúvidas , perguntaria para o papai emamãe e/ou a professora .

Espero que goste do texto e aprenda alguma coisa. BEIJOS!!!

;;;;;;;;;; KALLENA ;;;;;;;;;;, Maio de 2009.

kalena
Enviado por kalena em 28/05/2009
Reeditado em 28/05/2009
Código do texto: T1620557
Classificação de conteúdo: seguro