A GRIPE SUÍNA E O ALARDE IRRESPONSÁVEL DA MÍDIA

Um novo vírus atormenta a população mundial, endossado pela mídia sensacionalista. A gripe suína, de acordo com a imprensa, seria o algoz da humanidade, haja vista que, segundo ela, espalhava rapidamente e se tratava de uma doença incurável.

A quantidade exagerada de informações apócrifas transmitida pela mídia “contaminou” a todos e ocasionou o caos em alguns serviços públicos de saúde. A população buscou incessantemente informações de como lidar com esta nova gripe. O disque saúde, por exemplo, segundo a UOL/São Paulo, recebeu entre a última semana de abril e a primeira de maio 277.917 ligações. Além disso, os hospitais ficaram superlotados devido à grande quantidade de pessoas que queriam saber se estavam contaminadas. Ao sentirem qualquer sintoma de gripe comum, o pessoal se dirigia aos hospitais, provocando um cenário de calamidade pública.

A desinformação ou as informações equivocadas não prejudicaram apenas os serviços de saúde, mas também muitos empresários. Alguns países cancelaram as importações de carne suína, haja vista que a imprensa divulgou que na carne de porco estava presente o vírus. Com isso, muitos empresários do ramo passaram por um período “porcos magros” até que os cientistas provassem que a gripe suína, apesar do nome, não tem relação com o consumo de carne de porco. Outros empreendedores, que tiveram prejuízos, foram os dos setores turístico e hoteleiro do México, pois a viagem a este país seria uma viagem apenas de ida. Assim, exageradamente, deixava transparecer a mídia internacional.

A gripe suína, provavelmente, não aniquilará a humanidade, como chegou a ser estimado por alguns meios de comunicação. Porém, a mídia, às vezes, se torna um vírus imortal e incurável que possui o poder de exterminar as mentes que não se vacinaram com o antibiótico da razão. Cuidado, ao lerem os jornais, se vierem a espirrar, joguem-nos fora, pois podem estar contaminados pelo vírus da mentira. Saúde!!