O mais importante

Era uma família pequena: pai, mãe e um filho recém-nascido. Moravam em uma casa à beira do rio Curu, de onde tiravam o seu alimento. Mal sabiam que este mesmo rio tiraria deles tudo o que tinham de mais importante em suas vidas.

Certa noite, acordaram sentindo em seus corpos a água do rio. Levantaram e tiraram a criança do berço. Já era possível perceber que o nível da água estava aumentando. Então, vendo que o seu pequeno barco de pesca estava amarrado do lado de fora da casa, o pai pediu à esposa que levasse a criança até lá.

Com o filho nos braços e a água tocando a sua cintura, ela aproximava-se aos poucos do barco quando afundou em uma vala feita na manhã anterior pelo seu marido. Submersa, sentiu que os seus braços ainda seguravam seu filho. Tentou retornar à tona, mas a correnteza foi mais forte do que ela.

Após alguns segundos, que mais pareceram horas, alguém a puxou. Era o seu marido, que estava dentro do barco, e a avistou a alguns metros do telhado praticamente encoberto da casa que fora deles por apenas dois anos e meio. Estavam salvos. Ao menos dois deles. O bebê não conseguiu prender a respiração por muito tempo e entrou água nos seus pulmões.

Tudo o que eles tinham foi destruído pela correnteza, mas nada do que foi perdido fez tanta falta quanto a vida do seu único filho.