O CAÇADOR DE PIPAS- 2ª PARTE DO RESUMO -

Amir vive um bom casamento e torna-se escritor.

O passado de culpa e covardia vem à tona quando Rahin Khan, amigo de seu pai, que defendia Amir, e o incentivava a ser escritor quando era criança, pede para que ele o visite no Paquistão. Nesse encontro, Amir descobre que Hassan na verdade era seu irmão, ambos filhos do mesmo pai. Seu pai nunca lhe revelara, roubado-lhes o direito de saber a verdade.

Rahin ainda revela que os Talibãs mataram Hassan e sua esposa, quando ele tentava defender a casa de Amir, onde havia voltado a morar. Porém, o filho de Hassan, Sorab, estava vivo e havia sido levado para um orfanato.

Amir, cuja consciência não o deixava descansar tem então a chance de se redimir pelo que fez a Hassan. Volta ao Afeganistão e encontra seu país destruído pelo Talibã.

Sai à procura de Sorab e o encontra na casa de um talibã, que o comprou do orfanato para usá-lo como objeto sexual. Para surpresa de Amir, esse talibã é Assef, o mesmo que havia violentado o pai de Sorab, Hassan.

Amir enfrenta Assef, que leva uma surra que o deixa quase morto. O filho de Hassan, tão bom quanto o pai com o estilingue, acerta o olho de Assef e foge com Amir.

Amir passa dias hospitalizado para se recuperar, enquanto os homens de Assef o procuram para matá-lo.

Quando Amir sai do hospital, leva o menino para o Paquistão, na tentativa de adotá-lo como filho, para conseguir visto e levá-lo para os Estados Unidos.

Tem dificuldades para adotá-lo devido às regras do consulado americano. Seguindo os conselhos de um advogado, Amir fala para Sorab sobre a hipótese de colocá-lo em um orfanato enquanto correria o processo de adoção. Decepcionado, o garoto tenta se matar, cortando os pulsos. Amir o encontra na banheira, desmaiado e ensangüentado.

Amir o socorre e o leva ao hospital. Desesperado pela vida de Sorab, ele descobre sua própria fé em Deus e pede em oração, ajuda para salvá-lo. Logo depois soube que um tio de Soraya o ajudaria a conseguir a adoção e um visto para Sorab. Quando o menino se recupera, ambos voam para os EUA.

Sorab não volta a falar e passa a residir com Amir e Soraya, que o tratam como filho, esperando que um dia, todo aquele trauma passe, e ele readquira a confiança e se recupere.

Algum tempo se passa até que um dia, em uma festa de rua entre afegãos, os garotos começam a brincar com pipas e Amir compra uma e a oferece para o sobrinho.

Amir mostra a ele como empiná-la e o faz, com a alegria de um menino. Quando Amir consegue cortar a pipa de um rival, Sorab esboça um leve sorriso e Amir, conforme havia feito seu amigo Hassan um dia, corre feliz atrás do troféu para entregá-lo ao menino, vendo ali o princípio da esperança de reconquistar a confiança de Sorab.

AMIGO LEITOR, MINHA INTENÇÃO AQUI NÃO É INCENTIVAR A PREGUIÇA DO ALUNO QUE NÃO QUER LER. ELE NÃO SABE O MAL QUE FAZ A SI MESMO DEIXANDO A LEITURA DE LADO. QUERO COM ESTE RESUMO FAZÊ-LO ENTENDER MELHOR O LIVRO, POIS É NECESSÁRIO TER ATENÇÃO PARA ENTENDER CERTAS PARTES DELE. ISTO FACILITARÁ A SUA LEITURA E UM POSTERIOR TRABALHO ESCOLAR. LEIA O LIVRO, VOCÊ VAI GOSTAR MUITO.

khaled Housseini
Enviado por Neuza Maria Spínola em 05/07/2009
Reeditado em 14/08/2016
Código do texto: T1683661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.