A ação devastadora do Homem pode ocasionar o fim.

Ou o homem muda suas relações com o planeta, ou o planeta mudará totalmente para o homem, e o fim da espécie humana será a última interferência destes com o planeta.

Talvez desde que o homem passou a dominar o fogo, o planeta venha sofrendo profundas mudanças, pois é só a partir daí que de forma mais rápida e agressiva milhares de hectares de terra são queimadas para o cultivo agrícola. Essa é só uma das interferências do homem na aceleração de um processo feito pelo planeta numa ordem natural, mas que com a ação humana este processo, que levaria séculos, passa a levar décadas. Claro que com a Revolução industrial, o fogo virou “balela” e o homem passou a ações bem mais devastadoras: poluição dos rios, aumento do uso de automóveis e maiores emissões de gases carbônicos, derrubadas de árvores para construção de casas e móveis, e o mais perigoso de todas as ações – o aumento constante da população humana.

Mas, com toda esta interferência o planeta resistirá, só mudará de aparência, talvez será como marte - muito quente; ou, quem sabe, submersa a águas. O que não se sabe é se nesta mudança do planeta o ser humano está incluso para continuar sua espécie, o que se pode confirmar, é que tais mudanças, muitas espécies animais já não existem mais.

Portanto, tornar-se necessário uma mudança radical no comportamento humano acerca do planeta, uma mudança tão radical que inclui até o abandono do capitalismo e adoção de outro sistema, caso contrário, o fim da espécie humana será a última interferência destes com o planeta.