Qual é a maior cegueira ?

Quem é mais cego, quem não pode ver o que está ao seu redor, ou quem prefere não abrir os olhos diante da vida? Ser cego, não é apenas não conseguir enxergar, mas sim escolher não ver aquilo que o amedronta.

Inúmeras vezes na vida, uma medo assustador nos atinge e por infinitas causas sentimos vontade de abandonar tudo, e simplesmente fechar os olhos para não ver o mundo desabar ao nosso lado. No entanto, nem tudo o que nos causa temor é realmente assustador. Uma criança nunca aprenderia a andar sem ter caído um tombo. E não, não é errado temer o primeiro passo, mas é incontavelmente belo abrir os olhos e ver que se aprendeu a andar. Entretanto a vida é assim, um monstruoso emaranhado de incertezas. É impossível saltar de um abismo sabendo se sobreviverá à queda ou não, e é impossível saber se restou algo depois do furacão sem abrir os olhos e encarar a tragédia. Ninguém disse que a vida seria fácil. Ninguém nos preparou para o sofrimento. Mas é preciso abrir os olhos pra vida, pois as coisas acontecem independentemente da nossa vontade. Quando o enfrentamos de olhos abertos, o medo é algo que nos faz crescer, porém quando inutilmente fechamos os olhos antes da queda, apenas ganharemos um momento de paz, enquanto durante o resto da vida, nos questionaremos como teria sido se tivesse-mos aberto os olhos, erguido a cabeça e encarado tudo de frente.

Cego não é aquele que diante dos olhos vê apenas escuridão, mas aquele que prefere fechar os olhos ao enfrentar o desconhecido. A vida é muito curta pra continuar de olhos fechados, e quando se permite ver o raio no meio da tempestade, também se torna visível que o sol volta a nascer. Abrir os olhos diante do medo, nos faz aprender a viver.

Marina Dalmass
Enviado por Marina Dalmass em 16/09/2009
Código do texto: T1814034