O Adolescente e a Internet

Na adolescência atual, um dos fatores que mais prejudica e ao mesmo tempo ajuda-os, é a internet. E hoje, a internet está dividida entre o conhecimento e o lazer, preferindo a massa pré-juvenil, o lazer.

A internet, na parte do conhecimento, é muito útil, podendo encontrar conteúdos do mundo inteiro em um “click”, ajudando os internautas desde um trabalho escolar até uma tese de doutorado, às vezes, rico em detalhes e sempre atualizado.

Na parte do lazer, podemos achar uma internet rica em músicas, informações, artes etc., mas o que mais é utilizado na internet, hoje, pelos adolescentes e jovens, são os sites de relacionamentos (ORKUT, Facebook) e mensagens instantâneas (MSN). Devemos tomar em nossa vida que tudo que plantamos exige um crescimento retardado (devagar), pois tudo que vem instantâneo pode, ou prejudicar o andamento do ciclo vital, ou causar um aceleramento mental que pode ocasionar algum tipo de dano psicológico no individuo, por isso devemos buscar tudo no seu devido tempo, temos tempo para tudo nessa vida, tempo pra estudar, trabalhar, se formar e até brincar. A massa adolescente, segundo especialistas, fica de duas a oito horas por dia na internet, ora jogando, ora no MSN e ORKUT, buscando sua satisfação pessoal e prejudicando sua opinião e sua integração.

A internet não sendo bem utilizada, pode ocasionar ao adolescente certa alienação, tornando-o escravo da mesma, muitas vezes, impedindo seu crescimento pessoal e profissional, e até espiritual. Um adolescente que não sabe bem utilizá-la acaba utilizando-a para um prazer pessoal, entrando em sites pornográficos, alterando seu ciclo afetivo-sexual, uma dimensão que atualmente está sendo muito afetada por vontade própria do internauta ou uma patológica necessidade de um bom relacionamento.

O adolescente e a internet são dois fatores, onde ambos se diferem em suas principais formações, um tornando o outro submisso a um, explorando suas riquezas e conhecimentos até o ultimo fio de cabelo, ou até o ultimo dado da internet. Tendo suas grandes e pequenas diferenças o adolescente nunca vai parar de usar a internet e nem a internet vai parar de funcionar por isso, mas uma coisa eles têm em comum: o futuro da humanidade está nas mãos de ambos.

marcoartistico
Enviado por marcoartistico em 16/09/2009
Reeditado em 13/03/2011
Código do texto: T1814158
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.