Dicionarizando ''Empoderamento'

Empoderamento é por assim dizer, uma palavra originada do termo inglês ''empowerment'', e constantemente usada por profissionais do serviço social e outras tantas disciplinas ,porém não a encontramos no dicionário da língua portuguesa, o que na minha opinião é ,uma infeliz omissão dada a importância do seu significado.

O “Empoderamento” é um processo pelo qual as pessoas, as organizações, as comunidades tomam controle de seus próprios assuntos, de sua própria vida, tomam consciência da sua habilidade e competência para produzir, criar e gerir seus destinos..no serviço social o termo surgiu da luta dos movimentos de mulheres pelos seus direitos o que significou objetivarmos condições transformadoras para sermos soberanas e autônomas sobre nossas vidas e articular esses direitos sejam eles físicos ou emocionais,econômicos,políticos,culturais e ecológicos no âmbito social e pessoal.

Empoderar-se não seria nem ter ou ser poder, mas exercer conscientemente o controle de nossa vida realizando por nós mesmos mudanças e ações que nos levem a evolução e fortalecimento deixando a postura de sujeitos passivos meramente reativos ou receptivos e avançar ,superar,conquistar espaços como cidadãos de verdade saindo da estagnação que por muito tempo nos faz '' cidadãos de papel'',e nos mobilizarmos como atores sociais que somos fazendo assim, valer nossos direitos e *endireitar nossos valores através de conquistas!

Enfim, empoderamento poderia muito bem ser o poder de 'dar um basta no teatro do oprimido' e ler criticamente a realidade que queremos transformar.Por mim,na minha ousadia acadêmica já incluo empoderamento pelo resultado da ação,no meu dicionário informal como sinônimo de inclusão social,promoção da cidadania,análise e mobilização contínua e transformadora da realidade, de nós sujeitos envolvidos na tomada de decisões dentro de um processo de diagnóstico, planejamento e execução de projetos e /ou iniciativas sociais nos tornando assim protagonistas de nossa história.

Rosana Altina Ramos

rosana.ramossocial.@gmail.com

flordebeijaflor
Enviado por flordebeijaflor em 08/10/2009
Reeditado em 07/03/2013
Código do texto: T1854240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.