Escrita... Meu Caso, Minha Paixão em Escrever

Tudo começou na infância... Meus pais foram os primeiros a apresentá-la. Na escola, me encontrei com ela de novo e pudemos nos conhecer melhor. Confesso que a princípio houve algumas intempéries, alguns desapontamentos, mas fizemos as pazes. Aí ficamos como amigos só. Contudo, o convívio sempre afeta nossa emoção e de tanto olhá-la (apesar de que sempre a achei bonita) fui criando sentimento, carinho, afeição, até que um dia resolvi retrucar (pois até aí eu só ouvia o que me falava): Peguei a caneta, arranquei um pedaço de papel e pronto: Amor à primeira escrita! Quer dizer, a escrita foi meu amor!

Como toda paixão, foi assim aos poucos. Um verso aqui, uma dissertação ali, quando me dei conta já estava querendo escrever tudo. Quão saudável relação essa... Nunca me deixou na mão, ao léu. Sempre que eu queria ela estava lá pra me dar atenção, era só eu querer. E me dava o que queria: Amores, amigos, casa, carro se quisesse, aventura, um mundo de imaginação, o qual as outras pessoas não eram capazes de nos tirar. Eu mesmo é que de vez em quando era o problema... meus bloqueios...

Às vezes até fico sem graça, porque sei que não sou o primeiro a amá-la, que muitos já demonstraram maior afeto, mas se cada caso é um caso, não sou um caso perdido.

Por isso, quando me sinto só, escrevo; quando me sinto triste, faço poesia; ou quando sinto-me assaz feliz, apaixonado, ou qualquer coisa que me estimule, vou lá eu escrever. Tudo bem se um dia ninguém ler ou fizer caso desse caso... Claro que se escrevemos, é para que leiam (nem que sejamos nós mesmos a reler nossas prosas), mas é também por simples e pueril gosto pela coisa, por amor,

e assim, posso sonhar meus sonhos, criar asas e ter meu mundo próprio, que nenhuma fatalidade destrói, ainda que fique submerso pelo mar da vida e dos sonhos gorados. Mas enfim, foi nessa solidão que me achei feliz: Na primazia do silêncio frente a uma folha de papel ou a um computador... E este já é um sonho: Minha paixão em escrever.

Edmond Conrado de Albuquerque
Enviado por Edmond Conrado de Albuquerque em 28/10/2009
Reeditado em 13/01/2010
Código do texto: T1891492
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.