^ Moralizando a Mídia ^

A mídia,no momento atual,esta com uma credibilidade baixíssima,não pelo fato de mostrarem "não verdades",mas pelo fato de "manipular" a verdade de uma forma que lhe convêm.Apesar de serem poucas as pessoas com nível cultural suficiente para perceber isso,quem percebe,a partir do momento que isso ocorre passa a não acreditar no que fica sabendo.

O fato de não acreditar cegamente no que vê pode ser considerado uma coisa boa.As pessoas precisam aprender a formar sua opinião.Mas,como dito anteriormente,são pouquissimas as pessoas que não "engolem" simplismente uma notícia.Nos EUA,por exemplo,a mídia agiu de tal forma que conseguiu fazer com que a maioria dos Norte-Americanos apoioassem a Guerra do Iraque,achando que estavam fazendo bem aos iraquianos.

O episódio da guerra do Iraque é apenas um dos milhões de fatos que são manipulados.É muito simples usar a própria verdade de uma forma distorcida para manipular.E,se alguém percebe a realidade e tenta alertar as pessoas,os outros o ridicularizam,falando que está errado.Platão,um grande discípulo de Sócrates,contava uma parábola chamada "Alegoria da Caverna".É a história de algumas pessoas que estavam presas em uma caverna de costas para a sua entrada,portanto,só viam a "sombra da realidade".Quando um das pessoas se soltou,foi para fora da caverna e depois voltou para contar como era a realidade,seus companheiros o mataram.

Sócrates mesmo foi punido por tentar fazer as pessoas pensarem por sí próprias.Seu fim foi morrer envenenado.As pessoas deviam seguir o exemplo de Sócrates,não só tentar formar sua própria opinião mas também ajudar os outros a formar a deles também.Dessa maneira,mesmo com "verdades distorcidas",as pessoas saberiam separar o que é realmente verdade e o que foi manipulado.

Com as pessoas formando a sua própria opinião e ajudando as pessoas com menor nível cultural formar a opinião delas,talvez a mídia parasse,ou pelo menos,diminuisse com a distorção da verdade.Ela perceberia que não adiantaria distorcer,porque ninguém iria "engolir" qualquer coisa.Isso traria bem mais credibilidade aos meios de comunicação,algo fundamental para estes continuarem existindo.

Patty Maciel
Enviado por Patty Maciel em 16/07/2006
Reeditado em 05/08/2006
Código do texto: T195463