Joaquim Nabuco e a luta antiescravista

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu em Recife, no dia 19 de agosto de 1849. Foi uma das maiores personalidades históricas do final do século XIX. No Brasil, destacou-se por suas tendências liberais e pela brilhante campanha em prol da libertação dos escravos.

Como deputado, defendeu as reformas econômicas e sociais, inclusive a divisão dos latifúndios, a eleição direta, o regime federal na monarquia e o voto dos analfabetos. Sua grande campanha no parlamento foi em favor da abolição da escravatura, a partir de 1879.

Conseguiu uma audiência com o Papa Leão XIII, relatando as crueldades da escravidão e a luta pelo abolicionismo no Brasil. Joaquim Nabuco lutou por essa causa até a Abolição, em 1888. Destacou-se por seus discursos inflamados e argumentos inteligentes; começou a tornar-se popular em sua época, graças à defesa de ideais humanitários.

O ano de 2010 é o centenário da morte de Joaquim Nabuco e o Brasil se orgulha de um dia ter tido um grande colaborador para o seu desenvolvimento.

Carla Karine
Enviado por Carla Karine em 08/12/2009
Código do texto: T1966700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.