AQUECIMENTO GLOBAL x CRESCIMENTO ECONÔMICO

Nas últimas décadas o mundo todo tem passado por grandes transformações, impulsionado pelas crescentes inovações tecnológicas e científicas, o que tem proporcionado importantes avanços nas economias tanto dos países desenvolvidos como dos emergentes, encurtando as fronteiras nas relações internacionais, aumentando sobremaneira o intercâmbio comercial entre as nações e, sobretudo, melhorando o padrão de vida das populações.

Não obstante os inúmeros benefícios advindos do crescimento econômico, tão necessário para uma melhor distribuição de renda e redução das desigualdades sociais, tal fato vem causando inquietações entre ambientalistas e líderes políticos de todo o planeta, que buscam uma fórmula de crescimento sustentável, aliada à diminuição das emissões de gases poluentes que causam o chamado “efeito estufa” que tem provocado um intenso aumento do aquecimento global nos últimos anos, com previsões catastróficas para um futuro próximo, se nada de positivo for feito, visando a reversão desse quadro.

Faz-se necessário, portanto, que todos os governantes, principalmente dos países mais industrializados, firmem o compromisso de encontrar uma solução urgente para que o mundo continue crescendo, porém sem sacrificar os recursos naturais e sem comprometer a continuidade da espécie humana e de outros seres vivos sobre o planeta Terra.

AFBRITO
Enviado por AFBRITO em 13/12/2009
Reeditado em 15/12/2009
Código do texto: T1975685