CRENÇAS E CRENDICES DE NATAL

Recebi uma mensagem bem humorada neste natal. Foi me enviada por uma pessoa de minha família. Achei muito engraçada em postei como humor na minha página na internet. Dizia a mensagem: “Que o homem do saco vermelho possa penetrar profundamente em sua chaminé, trazendo um peru bem grande e com bastante prazer. Que a pomba da paz penetre em seu interior e rasgue de alegria e felicidade"

Algumas pessoas riram e outras se ofenderam. Fazer o que?

Faço parte do Recanto das Letras desde 2007 e me filiei ao site porque ele nos proporciona classificar nossos escritos para que o leitor não se confunda ao ler. Assim cada um está informado que vai ler Artigos, poesias, humor, textos eróticos, mensagens de natal etc.

Aquele que tem senso de humor, não deixará de fazer humor sobre nenhum fato, data e mesmo pessoa, quando esta é pública. Para isso que existe a liberdade de imprensa tão duramente conquistada e inexistente em muitos países. A mensagem não foi postada como “NATAL” e sim como “HUMOR” para não deixar nenhuma dúvida. Acredito piamente que aquele que abre uma mensagem de “HUMOR” esteja com o espírito preparado para rir e não fazer grandes análises.

A mensagem faz uma brincadeira com uma figura criada para fins unicamente comerciais que é a do Papai Noel – o homem do saco vermelho-. O Natal virou um jogo de vale tudo para vender. No imaginário infantil está associado a presentes. Contudo e sobretudo é uma data alegre. Ou deveria ser.

Sem polemizar que o solstício de inverno nada tem a ver com a data do nascimento daquele que viria mudar uma era, a “mensagem” não traz nenhuma referência a isso. Durante muitos séculos não era permitido aos cristãos demonstrar alegria. Há pessoas que querem que esse tempo volte. Uma distorção total da boa nova trazida por Jesus que é exatamente de exultação.

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 27/12/2009
Reeditado em 27/12/2009
Código do texto: T1997958
Classificação de conteúdo: seguro