Visita ao Catetinho com o guia turístico João do Palitó.

Catetinho. O guia turístico João do Palitó é um cearense arretado que mora há mais de quarenta anos em Brasília e é apaixonado por JK. O Catetinho foi a primeira residência de JK no Planalto Central. Cumprindo o que estava previsto na Constituição, o Presidente Juscelino Kubitschek, trouxe a capital do Brasil para o Planalto Central. Recém empossado JK afirmaria:"Dentro em pouco construirei a minha casa no Planalto".A 2 de outubro de 1956,JK visitou pela primeira vez, o sítio da nova Capital.E determinou a instalação do Núcleo Pioneiro em área próxima à Fazenda do Gama, primeiro ponto de apoio utilizado pelo engenheiro Bernardo Saião e seus assistentes.Projetado por Oscar Niemeyer,o Catetinho foi o primeiro local de governo e moradia do Presidente JK na nova capital.A casa um exemplo da arquitetura dos anos 50,tem seu primeiro piso suspenso sobre pilotis. A simplicidade da madeira veio da necessidade de construí-lo,num prazo de dez dias,e fez com que fosse apelidado de "Palácio de Tábuas".A construção foi rápida. No dia 1o. de novembro, a casa estava pronta.Em torno dela funcionava um núcleo de apoio com serviços de radiofonia e radiotelegrafia,campo de pouso e até um jeep, apelidado de "Maracangalha", para o tranporte. No dia 10 de novembro de 1956,inaugurou-se o Catetinho. Durante a construção de Brasília, o Catetinho, abrigou o Presidente da República, o Presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital, Israel Pinheiro, seus diretores e engenheiros. A pedido do Presidente, o Catetinho foi tombado,pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em solenidade no dia 10 de novembro de 1959. Foi uma obra grandiosa, a construção da nova capital, Brasília, que só agora tive a oportunidade de conhecer.

Maristela
Enviado por Maristela em 26/07/2006
Reeditado em 19/04/2013
Código do texto: T202111
Classificação de conteúdo: seguro