O fenômeno do aprendizado

O homem é um ser inteligente e dotado da capacidade de aprender. Com que velocidade ou intensidade vai adquirir seus conhecimentos vai depender de fatores como o meio em que vive e de suas necessidades/desejos.

Desde que nascemos, recebemos diariamente, informações que vamos armazenando: aprendemos chorar para receber a comida ou o carinho e reconhecer a voz da mãe, de maneira simplista, como em qualquer parte do reino animal. Como a inteligência é nata do ser humano, com o passar dos tempos, vamos acrescentando ao que nos ensinam algumas observações nossas e, então, o que os pais dizem já não é bastante para convencer o filho, que ouve e já REFLETE. É assim que se dá a evolução, através da capacidade de refletir e melhorar o que foi ensinado.

O ensinamento é um estimulo à inteligência, e, a todo o momento e lugar, recebemos esse estímulo e evoluímos, a todo momento. Os estímulos são mais reais e resultam no aprendizado quando o individuo tem conhecimento da existência dos mesmos e a capacidade de aprender se dá no meio em que vivemos.

Na sociedade existem famílias que transmitem esses ensinamentos aos seus filhos e que pertencem a classes sociais que exercem o poder, uma vez que sabem refletir sobre as propostas políticas, as intenções políticas e que manifestam as suas decisões. Existem pessoas, de classe, meios menos favorecidos, que desconhecem o fenômeno estímulo-aprendizado e, por isso, não o desejam e, consequentemente, não tem poder e são manipulados.

Considerando-me personagem desse mundo de estímulos e aprendizagem, sinto que nem tudo me transforma com a mesma intensidade, provoca sim, alguns questionamentos, mas não me leva a refletir. Outros estímulos provocam em mim vibrações como se abrissem vários canais receptores de onde vão surgindo pensamentos e reflexões sobre assuntos que antes não me eram perceptíveis. Acredito que nem tudo que “recebemos” foi nos dado conscientemente, não acredito que o professor orientador tenha consciência da mudança que está provocando no aprendiz, que esteja lhe proporcionando uma viagem maravilhosa pelo mundo do conhecimento. Graças a Deus o ser humano não aprende só o que lhe ensinam e é capaz de aprender através da reflexão sobre o que ouve, vê e sente.

Sempre ouvi a expresso “conhecimento é poder”, mas só após iniciar a faculdade, onde se concentra conhecimentos e os estímulos ocorrem a todo momento, é que tive consciência da profundidade e seriedade dessa afirmação. Uma professora, em um seminário, repetiu essa fala e provocou em mim as vibrações que não me deixam parar de fefletir sobre tudo que vejo, ouço ou sinto.

Normalmente, o individuo transmissor do conhecimento o faz de maneira consciente e intencional e para isso precisa conhecer o individuo receptor, conhecer suas limitações e dificuldades para que tenha sucesso na sua tarefa de transmitir. Mas esse sucesso, a julgar pelo que acontece comigo, extrapola o planejado por ambas as partes: transmissor e receptor. São verdadeiros estímulos abrindo canais que nunca mais serão fechados. Canais que captarão todas as informações do meio e aumentando a capacidade de aprender. O aprendizado é um fenômeno eterno.