Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A situação dos idosos no Brasil.

Bom, depois da dissertação sobre o ciúme venho postar sobre outro tema polêmico e que tem de ser discutido. Segue uma dissertação que fiz para um pequeno jornal diário sobre os Idosos no Brasil. Espero que gostem. Obrigado.
                                                                                                         
                                                                                              O Autor.




Falar da população idosa é sempre um tema complicado. Alguns acham que os idosos mereciam mais respeito e mais direitos no meio da população, já outros discordam e falam que os idosos não prestam serviços para a comunidade e que seus direitos foram conquistados, mas não pode passar disso. O fato é que uma grande parte da população brasileira hoje é idosa, cerca de 10,5 % da população total do país segundo o IBGE.
 
Basta olhar os números para perceber que a qualidade de vida das pessoas no Brasil melhorou de uma década para cá, pois houve crescimento de faixa etária, ou seja, as pessoas vivem mais do que viviam antes, consequentemente o pais ganha um maior numero de habitantes idosos.
 
 O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).
 
A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. O quadro é um retrato do que acontece com os países como o Brasil, que está envelhecendo ainda na fase do desenvolvimento. Já os países desenvolvidos tiveram um período maior, cerca de cem anos, para se adaptar.
 
Um destaque no país no auxilio a terceira idade foi Brasília que foi a primeira localidade a construir uma Subsecretaria para o Idoso, regido por leis que deixam claros os direitos das pessoas mais velhas. Ainda é grande a desinformação sobre o idoso e sobre as particularidades do envelhecimento em nosso contexto social. O envelhecimento humano, na verdade, quase nunca foi estudado. Poucas escolas no país criaram escolas para auxiliar os mais velhos. Uma prova disso é que até um tempo atrás, um medico que quisesse se especializar em geriatria precisaria estudar na Europa. Até 2025, o Brasil deve se tornar o sexto país do mundo com o maior numero de pessoas idosas. Daí o alerta ao governo brasileiro para a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade.
Iago Silva
Enviado por Iago Silva em 21/03/2010
Código do texto: T2151723

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Iago Silva
Goiânia - Goiás - Brasil, 20 anos
7 textos (30310 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 14:14)
Iago Silva



Rádio Poética