EDUCACÃO: OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR ATUALMENTE NO BRASIL

Falar em educação atualmente é algo primordial. Pois políticas públicas devem ser realizadas urgentemente em relação às instituições educacionais. Queremos mudanças. Professores reivindicam tais alterações na educação. Mas falar de educação em um mundo que está totalmente desigual e excludente é algo complicado. São informações oriundas de vários veículos de comunicações, as crianças e jovens estão cada dia mais integrados com o mundo moderno. Mas será que compreendem e analisam as informações recebidas de maneira adequada? Queremos crianças e jovens que valorizam a nossa sociedade, que resgatem a nossa cultura. Estes que serão amanhã, os cidadãos votantes, aqueles que terão melhores possibilidades de mudar radicalmente nosso país.

A educação é o melhor caminho para um país progredir economicamente e socialmente. Através dela, é que podemos notar as diferenças e as mudanças em que os países necessitam. Mas quem é responsável e que luta constantemente para ter uma sociedade mais justa e mais igualitária? Aquele que no decorrer de sua carreira formou cidadãos conscientes e críticos em sociedade? Onde todos os profissionais que formaram em universidades e faculdades passaram pelas mãos deles? Aquela pessoa que ensinou as primeiras palavras... Estamos nos referindo aos professores, estes sim, os vencedores.

Que pena que estes grandes profissionais não estão tendo os valores corretos por parte do Poder Público. Vários e vários anos a categoria desses profissionais lutam por melhores condições salariais. E merecem com certeza, um salário digno com a formação dos mesmos. Desde quando, uma pessoa que forma, que mostra os caminhos corretos para as crianças e jovens ganharem tão mal por seu trabalho? Atualmente assistimos na TV, observamos em jornais e revistas as diversas formas de corrupção política no país, será que essas grandes quantias não poderiam servir para melhorar as escolas públicas de nosso país, os salários de nossos professores e garantir programas sociais aos nossos jovens e crianças? Esse ano é eleitoral. Será que vamos ter mudanças? O nosso voto é a principal ferramenta para tais mudanças. A educação necessita de reformas urgentes.

O investimento na educação não é uma prioridade em nosso país, o que não acontece em outros países onde o empenho do governo nesse setor é bem maior. Há, ainda, dois outros problemas: o pouco tempo de aula e os baixos salários. Se pensarmos a educação como o instrumento da mudança, da renovação e da ética, na realidade temos um sistema educacional que repete, promove e valida o jogo político em que estamos inseridos. Os professores, teoricamente os maiores responsáveis pela configuração de uma realidade cidadã e digna, sucumbem perante as atribuições do cotidiano. Não há tempo para refletir, discutir ou debater a realidade do país. São várias provas a corrigir, aulas para preparar, diários que devem ser atualizados, reuniões...

Além de trabalhar em três turnos, em várias instituições escolares ainda tem que dedicar a um grande tempo trabalhando em casa. Os profissionais da educação são devorados pela dinâmica do sistema. A opressão se abate sobre os profissionais e com certeza, não querem e nem sentem motivados para tais mudanças. Caminham, todos os dias, em direção ao abatedouro, de forma silenciosa, conformados com o que acontece ao redor, não querendo causar polêmica ou parecer contrariar a ordem e o discurso único que pede a todo o momento que busquem consensos... Professores, as mudanças estão em suas mãos? Vocês podem revolucionar o país? Percebem a grande importância que vocês possuem... Reivindiquem seus direitos. Pessoas que mediam conhecimentos e formam pessoas para viver em sociedade. Seu poder é grande, que tal colocá-lo na prática?

A família tem papel fundamental para ter uma educação de qualidade. Hoje, observa-se que na medida em que diminui a disponibilidade de tempo para os filhos, os pais necessitam contar cada vez mais com outras fontes de recursos – como a Escola – que os auxiliem no exercício da função educadora e dividam com eles tal responsabilidade.

A inclusão do suporte familiar no atendimento psicopedagógico da criança na atualidade constitui um recurso valioso que pode auxiliar as dificuldades encontradas por toda a família. Família, Escola, sociedade local, comunidade em geral, formando assim, uma verdadeira rede relacional, evitando que a desatenção como sintoma, seja o reflexo de um descaso do país. Está acontecendo uma inversão de palavras atualmente, professores tem a função de FORMAR e não EDUCAR. A este último cabe aos pais. Professores são disseminadores de informações e conhecimentos, buscando ter um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Será que nossos políticos, de forma geral, querem as mudanças na educação de forma intensa e urgente? A educação torna as pessoas mais críticas, inovadoras e conscientes... Pense e reflita meus caros leitores