Produção de energia limpa: isso é bom ou ruim?

Atualmente, percebem-se novos e fortes investimentos na área da produção de energia limpa. Esse tipo de energia abre caminho para a economia de matérias-primas em perigo de extinção, como o petróleo, contribuindo para uma menor poluição e uma maior preservação do meio ambiente. Além disso, possibilita o aumento dos ganhos financeiros de quem produz e exporta combustíveis. Entretanto, há pessoas que, embora concordando que este investimento será lucrativo e de grande importância econômica para a iniciativa privada e para o país, consideram-no nocivo e alegam que, a longo prazo, será prejudicial ao equilíbrio ecológico.

A produção de biodiesel, etanol e similares parece mesmo ser uma faca-de-dois-gumes. Por um lado, já está provado que ela ajuda a diminuir a poluição ambiental e será muito rentável para o país, mas, por outro lado, suspeita-se que trará outros graves prejuízos ao meio ambiente.

Grandes empresários estão investindo nessa área, pois produzir os combustíveis do futuro poderá ser a fonte para o aumento de seus capitais. Ao mesmo tempo, até mesmo pessoas que sustentam a luta pela preservação ambiental – a qual é uma das principais preocupações atuais, e, provavelmente, futuras, em todo o mundo – defendem a produção da energia limpa, e seu maior argumento é a menor poluição causada por ela.

Porém, muitos países estão contra a produção desses combustíveis, pois vêem certos fatores negativos envolvidos nisso. Alguns estrangeiros engajados em questões ecológicas, ou seja, empresários conscientes e ambientalistas militantes, são capazes de entender que essa produção auxiliará a construção de sociedades futuras bem-sucedidas, onde tudo supostamente poderá ser rico, tanto financeira quanto ecologicamente. No entanto, estão extremamente preocupados porque, a seu ver, aos poucos, ocorrerá a produção e a venda apenas de biodiesel. Isso, segundo os defensores do meio ambiente será altamente perverso, pois irá gerar uma monocultura, que é a pior forma de esgotamento do solo.

Uma vez que as controvérsias entre empresários e ecologistas são inevitáveis, aos leigos parece impossível a conciliação entre prioridades econômicas e socioambientais. No entanto, penso que quem investir na produção de energia limpa será bem sucedido e trará mais do que divisas para o país. Acredito que o melhor a fazer seja continuar investindo nessa produção, procurando colocar acima de tudo as prioridades ambientais.

Francine

Escrito em 2007

*********************************************

##Redação corrigida por minha dinda!!

Não sou tão boa nesta arte, ainda preciso de ajuda e ninguém melhor que meu anjinho protetor para me auxiliar.

Franzaynnie

Escrito em 31/05/2010

*****************************************

Fran Maloukety
Enviado por Fran Maloukety em 31/05/2010
Reeditado em 31/05/2010
Código do texto: T2291280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.