Conquistas Extraordinárias

É interessante acompanhar as mudanças de pensamento e de comportamento de homens e mulheres nas últimas décadas. Em um curto período, ocorreu uma mescla de conceitos, e, aos poucos, a tradição e os preconceitos deixaram de predominar. Hoje, homens e mulheres trabalham em um mesmo ramo, compartilham responsabilidades, interesses e até mesmo roupas e acessórios e se entendem melhor.

Tempos atrás, era fácil enxergar as diferenças entre homens e mulheres, pois isso, além de ser a regra – afinal, quem não seguia as tradições era considerado louco, anormal –, era muito visível, visto que as características de cada gênero eram bem marcadas. Tinha-se como princípio fundamental a permanência da mulher cuidando do lar e o homem trazendo o dinheiro para sustentar a família. Em outras áreas, como nas profissões, nos esportes e no lazer, só era aceitável que homens cursassem engenharia e gostassem de assistir e praticar futebol, luta-livre e basquete, por exemplo. Entretanto, as mulheres foram ocupando espaço, exigindo direitos sociais e outros direitos, aos poucos igualando-se aos homens e, até mesmo, tornando-se melhores no exercício de algumas profissões.

Houve, de fato, nos últimos tempos uma enorme mudança no que era considerado o certo, e as representantes do sexo feminino invadiram áreas profissionais que os homens jamais pensaram que elas pudessem desempenhar. Exemplo disso são as mulheres que trabalham na polícia, no exército, no corpo de bombeiros e em outras instituições antes exclusivamente de domínio masculino.

Com a cobrança dos direitos e outras conquistas, foi, por assim dizer, “concedido” à mulher o direito de liberdade em suas decisões e ao exercício da cidadania, quebrando-se, enfim, o tabu do homem ser superior à mulher. Dessa forma, o ser homem ou o ser mulher não está mais na submissão desta àquele, mas na total igualdade de direitos e responsabilidades entre ambos. Nessa nova relação entre os sexos, devem imperar a cidadania e a dignidade, que possibilitam, tanto ao homem quanto à mulher, o direito de exporem suas opiniões e lutarem por seus ideais, com a mesma porcentagem de oportunidades de realizá-los e preservando as características próprias.

Francine

Escrito em 2007

*************************************************

Outra redação minha que a dinda corrigiu.Nesta eu estava escrevendo um pouco melhor,não errava mais as mesmas coisas.Eu cresci muito na parte dissertativa e isso me ajudou na hora da redação quando prestei vestibular.

Depois li muitos livos de redações, alguns a dinda me emprestou.Tirei algumas dúvidas em sites, participei de grupos online.É maravilhoso quando você encontra pessoas com suas mesmas dificuldades e vocês as superam juntos.Alguns eram meus concorrente,outros meus atuais amigos. Foi uma boa experiência.

Redação ainda não é meu forte, eu prefiro a poesia. Acho que a poesia mais encantadora e muito mais romântica.Entretando não deixo de continuar tentando aprender mais e me aperfeiçoar na escrita.Faz bem para minha alma!!!

Franzaynnie

Escrito em 31/05/2010

*************************************************

Fran Maloukety
Enviado por Fran Maloukety em 31/05/2010
Reeditado em 31/05/2010
Código do texto: T2291326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.