PROPOSTA E CONSELHOS AOS JOVENS CIDADÃOS BRASILEIROS E UMA SIMPLES REEFLEXÃO DE VIDA

Algumas pessoas afirmam de maneira “pragmática”: “... Se conselhos e orientações fossem bons jamais seriam dados e sim vendidos...”, Aprendi a respeitar todas as idéias e opiniões, desde tenra idade, porém aprendi com o tempo que devemos ter coragem para manifestar nosso pensamento e idéias, mesmo que a maioria das pessoas sejam contras.

Aprendi a conviver com contradições do cotidiano e com as dificuldades e obstáculos que são colocados em nosso caminho de vida, quando ousamos manifestar honestamente o que pensamos de fato. Muitas vezes, as pessoas me convenceram de erro e entendi que deveria mudar e mudei de opinião e até a visão de mundo.

Mas, entendo que além de sermos, às vezes, pragmáticos e objetivos, não podemos deixar de alimentar, até por necessidade humana, o nosso sentimento de respeito, solidariedade e generosidade, continuo achando que devemos ter uma boa dose de humanidade e amor no coração e na alma.

Costumo refletir da seguinte forma: Um dia fui criança, fui adolescente, fui jovem e até bebê, e essencialmente nessa fase humana de bebê fui 100% dependente de outros seres humanos para me alimentar, para mamar, para saciar a sede e até para lavar o bum bum! Além do que na juventude e infância necessitamos de orientação, conselhos e até carinho dos seres humanos mais experientes na terra.

Vi recentemente a declaração de um bem sucedido "Astro", disse ele: que tudo que conseguiu na vida foi sózinho e jamais teve ajuda de ninguém, apesar de respeitar e admirar o sucesso de pessoas que lutam, acredito que este cidadão nunca foi bebê, ou seja, já nasceu pronto pra a vida!

Apesar de perder meus pais ainda muito cedo, não me faltou apoio, orientação e até mesmo carinho e conselhos, sou hoje muito agradecido a estas pessoas que passaram pela minha vida como anjos da guarda, pessoas que me ajudaram a caminhar na vida.

Devido a isso me sinto na obrigação de sempre orientar os mais jovens, escrever poemas para eles, textos e mostrar-lhes que vale a pena lutar para ser feliz e viver com dignidade, até mesmo para afastá-los de experiências ruins na vida e experiências ruins que tive, muitas vezes, por falta de experiência de vida e até por ignorar alguns obstáculos e maldades normalmente colocados a nossa frente durante a vida, por pessoas egoístas e maldosas.

Infelizmente existem pessoas olhudas, invejosas e maldosas digo isso aos mais jovens com experiência de causa, pois aparecem “amigos” que o procurarão nos bons momentos e de vitória e sucesso em suas vidas, mas muitos destes se afastarão rapidamente a sua primeira dificuldade de vida, óbvio que estes jamais serão seus amigos de verdade. Mesmo assim, jamais tenha ódio ou lhes fale ou deseja mal.

Digo a você jovem e mesmo adulto ou crianças: Obedeçam e respeitem seus pais, ame-os, estudem, preparem-se para a vida e para uma profissão, leiam livros, evite maldades e fazer maldades, evite as drogas sempre, elas poderão levá-lo para um abismo sem volta! As drogas destroem a vida e matam os sonhos humanos, além de fazer todas as pessoas que amam você infelizes.

Não siga qualquer líder que aparecer em sua frente, seja religioso, seja político ou um mero ideologista, cuidado com ideologias exóticas e desconfie sempre de pessoas e de políticos que pregam o céu na Terra, aqueles que prometem muito e pregam um Mar de Rosas, no mínimo colocarão espinhos em teu caminho.

Só existe um Deus no Universo, muitas vezes somos levados a acreditar em Deuses com pés de barro ou a acreditar em falsos líderes políticos que na primeira oportunidade nos cravarão um punhal nas costas, podendo não só nos frustrar, mas destruir nossas esperanças, sonhos e acabar com nossas vidas até de nossos filhos com suas perseguições e ações criminosas, lembre-se de que nem todos os malfeitores e bandidos estão presos, muitos sequer são condenados e, em contrapartida já foram condenados a morte filósofos, pensadores, lideres com Mandela chegaram a ficar mais de 20 anos presos. Lembre-se de Tiradentes, cujo crime foi defender a Independência do Brasil e o Fim da exploração dos brasileiros, acabou morto e esquartejado

Lembre-se, de que: muitas vezes aquele que mais te estimula em uma ação ou luta, poderá ser o primeiro a lhe apunhalar pelas costas e abandoná-lo a própria sorte, por isso a cautela e a desconfiança sempre foram armas importantes dos grandes revolucionários da humanidade, aqueles que lutaram pela liberdade de seus povos.

Aprendi na vida que existem muitas idéias, projetos, sonhos e ideologias, algumas até românticas e bonitas e cativantes, porém são seres humanos com todas as possibilidades de falhas e até maldades que instrumentalizam organizações, dirigem idéias e impulsionam estas filosofias ou ideologias, muitas vezes, estas pessoas não são tão íntegras quanto pensamos e podem conduzir milhões de pessoas a erros históricos e levarem a ruína milhões de seres humanos e levarem nações inteiras ao caos, manipuladores, muitas vezes não são medíocres e acabam conduzindo e influenciando milhões de pessoas.

A História da humanidade nos mostra a grandeza de Mahatma Gandhi e todo a sua bela luta pela independência e pela não violência, mas também nos mostra um Adolfo Hitler que quase incendiou o Mundo, O Cristianismo nos traz os ensinamentos de Cristo e toda sua lição de Amor, Paz e bondade, mas a história nos mostra a covardia de Pilatos e a crueldade de Nero. Por isso deveremos ter muito cuidado ao seguir idéias, líderes, ideologias e pessoas na vida.

Ao colocar a nossa mão no fogo sabemos que poderá nos queimar e ferir, assim como o frio exagerado e o gelo poderá nos dar granguena e até matar, tanto quanto o fogo, no entanto, ambos: fogo e gelo, frio e calor... são importantes na manutenção de nossa vida. Assim deveremos saber compreender a natureza dos elementos da natureza e tirar o melhor proveito para as nossas vidas, bem como tentar aprender a conhecer as pessoas pelos seus atos e condutas do dia a dia.

Um sábio do passado disse certa vez: “... O anjo e o demônio vivem dentro de cada ser humano...” caberá ao nosso livre arbítrio dado por Deus a escolha de quem alimentar e manter vivo em nosso coração, se praticarmos o mal com certeza estaremos dando vida ao demônio e se praticarmos o bem, com certeza o mal se afastará dando espaço ao anjo, ou pelo menos permitindo um ser humano bom e equilibrado.

OBS: AO OUVIR UM PEDIDO DE ORIENTAÇÃO E CONSELHO DE UM JOVEM QUE CONVERSAVA COM UM AMIGO MAIS VELHO, PARA TOMAR UMA DECISÃO IMPORTANTE EM SUA JOVEM VIDA, DECIDI ESCREVER ESTE TEXTO MODESTO E QUE RELFETISSE EM SUA SIMPLICIDADE O QUE PENSO DE CONSELHOS AOS MAIS JOVENS.