A Razão é Humana

Muito mais do que acreditar num Deus, é preciso acreditar nos homens. Sim, pois, havendo Deus, Ele está conosco, e não interferirá contra nós. Não havendo, dá no mesmo, pois temos que prover por nossa própria conta para a solução de nossos problemas..

Então, cabe aos homens em sua ação coletiva, trabalhar para preservar a Terra.

Observamos que a ação descontrolada dos homens, atuando em nome de indivíduos, ou de empresas, ou de nações está destruindo as condições ambientais favoráveis à vida.

E só agora, no início do século XXI temos consciência do mal que fazemos e do que deve ser feito para que se consertem os problemas da ação inconsciente dos homens ao longo de milênios, ma, principalmente, ao longo da segunda metade do século XX.

Ou seja, conhecemos a origem dos problemas e temos ciência e tecnologia para resolvê-los.

Mas falta ainda organização política a nível internacional para que o efeito conjunto da ação coletiva dos homens seja controlada.

O derrame de óleo do golfo do México, infelizmente, afetará a todos os oceanos, e quem pode afirmar que outros poços submarinos não possam provocar problema semelhante no futuro.

Urge, pois o estudo das condições de segurança desses poços, o que apenas pode ser efetivado pela supervisão de uma agência internacional e supranacional.

Então da solução desses problemas surgirá a organização política do futuro, onde o interesse supranacional falará mais alto, subjugando a mesquinharia do lucro capitalista.

E no mundo futuro da paz a razão humana, enfim, prevalecerá.