QUEM DÁ AOS POBRES EMPRESTA Á DEUS

O Brasil no começo do novo século ainda sobrevive de esmolas e migalhas do sistema opressor. Apesar de sua crescente estabilidade econômica o país se encontrar numa situação alarmante com 50 milhões de indigentes que vivem com menos de 80 reais por mês, estes sobrevivem à custa de uma pequena minoria que centralizar o poder em suas mãos .

A realidade tendeu a melhorar com o governo lula e seus programas sociais que beneficiam 2 milhões de famílias em quase mil municípios nas regiões semi-árido nordestino. Estes programas sociais foram criticados por muitos economistas e sociólogos que consideraram como esmola do Estado ao povo já que era necessário um projeto não assistencial, mas sim um projeto que pudesse oferecer formas de como o indivíduo deve trabalhar para obter seu próprio sustento.

A conjuntura do Brasil mostra que este é um país emergente, ou seja, está em processo de desenvolvimento industrial e agrícola porém, sua população que até a década de 60 era rural, sofre as conseqüências da urbanização, ou seja, hoje 80% de sua população é urbana, e este processo de urbanização não foi planejado, então a maioria deste povo que migrou do campo, é pobre e vive mendigando pão dos ricos empresários; isto faz lembrar a parábola do pobre Lázaro e do rico epulao, semelhante também é a situação do globo terrestre na dicotomia entre o sul subdesenvolvido que vive a custa do norte desenvolvido, esta é a realidade da conjuntural da geopolítica mundial.

Dado o exposto, percebe-se que a realidade brasileira é crítica e o povo vive uma realidade subhumana e ainda comem migalhas das mesas dos ricos e estes até usam o evangelho para justificar suas acumulações de bens, dizendo as palavras do cristo: “que pobres sempre tereis” e quando dão esmola dizem que emprestam á deus. não sabendo que a esmola é fruto do seu próprio sistema opressor.

Texto produzido em março de 2004

Marcio dos Santos Rabelo
Enviado por Marcio dos Santos Rabelo em 27/08/2010
Reeditado em 27/08/2010
Código do texto: T2462986
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.