PORQUE VOTO NO PROFESSOR LEMOS (13013)?

Do tempo que leciono no Estado do Paraná (pouco mais de sete anos), tive a oportunidade de trabalhar com professores (as) - alguns já aposentados, outros a caminho da aposentadoria - que tiveram como aluno o professor Lemos. Segundo estes trabalhadores da Educação, a honestidade, a vontade de lutar por quem mais precisa, sempre foram característica do professor Lemos. Por várias vezes escutei professores (as), lavradores (as), operários (as) [...] afirmaram, em tom de unanimidade, sobre a integridade, a determinação do Prof. Lemos.

Assim sendo, por exemplo, quando jovem participou da Pastoral da Juventude no interior de Capitão Leônidas Marques (juntamente com outros rapazes e moças que hoje são padres, freiras, pais e mães [...] e que continuam sonhando e trabalhando para a construção de um mundo mais humano). Participou, ainda, dos movimentos sociais do campo e da agricultura familiar, do sindicato dos professores municipais e do Estado do Paraná. Pode-se, deste modo, perceber que não foi do dia pra noite que o Professor Lemos tornou-se um digno representante dos trabalhadores do Estado do Paraná.

O Professor Lemos é professor do Colégio Cataratas (Cascavel-PR) nas disciplinas de matemática e ciências, licenciado para atuar na organização da categoria dos trabalhadores da educação (de modo particular). Antes de ser Deputado Estadual (2009) fez greve de fome em defesa dos trabalhadores, entregando a vida, se assim fosse preciso, pela causa dos trabalhadores. Esteve presente nas lutas que aumentaram a hora-atividade e o auxílio transporte; na elaboração do Plano de carreira para professores e demais funcionários da educação; na dobra de padrão; na abertura de concursos etc. Este é um pouco do histórico do professor Lemos que o credencia a continuar representando os cidadãos do Estado do Paraná na Assemléia Legislativa.

O mandato popular do professor Lemos, foi apenas de um ano, porém este foi decisivo para a implantação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE); para o Pró-funcionário; no aumento constitucional de investimento em educação para 30%; na ampliação da licença maternidade de 120 para 180 dias; na aposentadoria especial para diretores, pedagogos e coordenadores de cursos; na garantia de aposentadoria especial para professores readaptados [...].

É importante nunca esquecer que disparado, se considerarmos o pouco tempo de mandato deste trabalhador, que chegou a deputado com base no voto consciente, então poderemos entender porque ele foi o melhor Deputado Estadual que o Paraná já teve. Com vontade, determinação, eticidade, honestidade - e, em menos de um ano - elaborou 40 projetos de Lei, dos quais 11 foram aprovados. Com isso ajudou a ampliar o direito dos trabalhadores em educação, dos jovens, da população Afro-brasileira, das mulheres, da LGBT, “dos agricultores familiares, policiais civis e militares e servidores em geral”.

Quem conhece o Professor Lemos (13013) o aprova e compreende a necessidade de sua permanência na Assembleia Legislativa. São muitos os indícios que o colocam com um histórico irrepreensível para receber o voto de confiança dos trabalhadores do Estado do Paraná. O mandato do Prof. Lemos é popular, isto é, sua candidatura surge da necessidade dos trabalhadores paranaenses terem um representante digno. Sua volta à Assembleia representa a conquista de uma ferramenta (com limites e possibilidades) para que novas conquistas sejam alcançadas. Portanto, sua campanha é realizada, de modo gratuito, por trabalhadores localizados nas mais diversas regiões do Estado do Paraná. Trata-se da campanha da conscientização versus as “campanhas dos milhões”, da “compra de voto”, daqueles que são políticos para si mesmo e de seus próprios interesses familiares, particulares e uma meia dúzia de bajuladores.

Por tudo isso, votar no Professor Lemos representa a esperança de quem trabalha e quer construir uma sociedade melhor. É fácil trabalhar para um candidato com um histórico do Professor Lemos e tenho certeza que se ele for apresentado a toda população paranaense, então, muitos passaram a ser simpatizantes e militantes em prol deste candidato com o qual o Paraná só tem a ganhar. Sendo assim, precisamos tornar este professor mais conhecido, levá-lo à todas às pessoas, pois “ninguém ama o que não conhece”. Os professores, o Paraná clama por mudança e a hora é agora.

Enquanto professor, não posso agir de modo irresponsável, deste mandato popular, nenhum trabalhador - seja da educação ou de outra categoria - pode se omitir. Caso contrário, só restaram os “queixumes”, as “lamurias” de que nenhum político presta, de que todos são corruptos e, como dizia o filósofo Platão, “o preço que os bons pagam por não se interessarem por política é o de ter que viver sob o regime dos maus”.

SolguaraSol
Enviado por SolguaraSol em 31/08/2010
Reeditado em 06/09/2010
Código do texto: T2470615